20 junho 2023

ÍNDIA: DOS CARRIS PARA AS ASAS

Uma das imagens mais emblemáticas da Índia é o ambiente completamente caótico do seu transporte ferroviário. Há imagens de comboios apinhados de gente em todo o Mundo mas as da Índia superam tudo! A Índia está a modernizar-se gradual e aceleradamente e é previsível que, num futuro próximo, todos aqueles milhões que agora enchem e até adornam os tectos e as laterais dos comboios-expressos venham a preferir outros meios de transporte. Embora se reconheça que essa evolução se esteja a fazer preservando o mesmo registo sóbrio e económico, completamente adaptado as realidades locais e à imagem propagandeada pelo Mahatma Gandhi, repare-se abaixo nesta modesta rampa de embarque que é usada pela companhia aérea local IndiGo, muito diferente das mangas de embarque de outros aeroportos de outras paragens.
Uma das notícias recentes, discretas, mas significativas, foi o anúncio que essa mesma companhia low-cost IndiGo fez uma encomenda - gigante! - à Airbus de 500 aviões A-320neo a entregar entre 2030 e 2035. A IndiGo, que foi criada apenas em 2006, já é actualmente a companhia aérea da Ásia que mais passageiros transporta anualmente e, pelos vistos, tem perspectivas de se expandir ainda mais. Mas não é só ela. A companhia aérea de bandeira da Índia e grande rival da IndiGo, a Air India, havia-se também notabilizado por, no princípio deste ano, ter colocado uma outra grande encomenda de aviões (470), só que desdobrada: 250 aviões à Airbus europeia e 220 aviões à Boeing norte-americana. Há optimismo entre as operadoras aéreas, tanto mais que está descartada a hipótese de haver borlistas pendurados nas asas ou sentados no tecto dos aviões.

1 comentário:

  1. Numa época em que os blogues quase se tornaram obsoletos, em favor dos podcasts, redescobri hoje este seu blogue, depois de ter usado, há 3 anos, em âmbito profissional, por altura do 50º aniversário (adaptado, não foi copia/cola...) a entrada de 12 de Outubro de 2018 sobre a independência da Guiné Equatorial. Vejo, com prazer, que o blogue está actualizado, e que continua a ter uma perspectiva histórica e uma linguagem extremamente apelativas, e documentação de época. Parabéns, boa continuação! Pedro Pereira, pvp1961@gmail.com

    ResponderEliminar