11 outubro 2019

A ANEXAÇÃO DE TUVA

11 de Outubro de 1944. A União Soviética anexa a pequena república de Tuva. Foi um pequeno país de que ninguém deu por ele enquanto existiu (1921-1944), por isso também ninguém deu por ele quando desapareceu, nem depois disso. Isto é, excluindo os mais fiéis leitores do blogue Herdeiro de Aécio... Se Tuva era insignificante, o gesto da sua anexação foi-o nitidamente menos, quando é apreciado no contexto daquela que era a actualidade de há 75 anos, confrontemos a primeira página daquele dia do Diário de Lisboa. Na notícia acima, anunciava-se que «se estava a decidir» qual seria «a sorte dos três países bálticos» (Estónia, Letónia e Lituânia) «que haviam conhecido a independência durante vinte anos» (os três foram também anexados pela União Soviética). E, mais abaixo, anunciava-se que «o primeiro-ministro do governo polaco no exílio fora chamado de Londres para ir a Moscovo conferenciar com Churchill e Estaline». (A Polónia iria perder os territórios de Leste para lá da linha Curzon) As políticas fronteiriças da União Soviética anunciavam-se amplamente revisionistas quanto aos seus traçados para o pós-guerra, e a anexação do pequeno Tuva fora apenas o oportuno símbolo dessa disposição.

2 comentários:

  1. Já agora, poder-se-ia acrescentar que o atual ministro da Defesa da Federação Russa, Sergey Shogu, é natural de Tuva e o seu pai é de etnia tuvense.

    ResponderEliminar
  2. Neste blogue acolhem-se, com prazer, os comentários inteligentes e toleram-se os outros.

    Mas, nos do segundo caso, eu abro uma excepção para si, Luís Lavoura, porque é uma pessoa com historial - eu não me esqueço dos limites da implicação a que se dispôs ir por causa da denominação da Pomerânia Ocidental. Mesmo à distância, deu para perceber quanto até deve ser penoso para si próprio viver consigo.

    Por isso, não se iluda com o "sucesso" desta sua abordagem progressiva de tentar recomeçar por comentários suaves e razoáveis. É uma pessoa cadastrada.

    ResponderEliminar