07 junho 2018

MARTIN MILAN - A EMBOSCADA (0)

É bem verdade que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Já aqui há muitos anos falei deste herói, o piloto Martin Milan, que considero ser uma das personagens mais espessas (e esta expressão é um elogio) da BD franco-belga que por cá tanto se popularizou na década de 1970. Quem a quiser conhecer melhor, que leia a síntese que dele fiz oportunamente. As histórias de Christian Godard, o autor e desenhador, têm substância. Mas a verdade é que herói e autor nunca gozaram de uma admiração que considere apropriada à qualidade do seu trabalho. As aventuras de Martin Milan são simultaneamente líricas e cómicas, e trágicas e não terem quaisquer contemplações com a condição humana. É uma delas que pretendo aqui ir publicando nos próximos dias ao ritmo de uma prancha por dia, como já fiz com algumas aventuras de Astérix. É uma história com o formato incomum de 30 pranchas, que se intitulava originalmente "Destination... Guet-Apens", traduzida simplificadamente para A Emboscada na versão portuguesa que foi publicada na revista Tintin entre finais de Janeiro e princípios de Maio de 1973, de onde a recuperei de um injusto esquecimento.

2 comentários:

  1. Um dos meus personagens de BD preferido. Não te sei explicar porquê, era muito miúdo para fazer essa explicação, mas o Martin Milan, sem ter um desejo tão bonito como o do Dany (a inesquecível Colombe Tiredaile), atraía-me pelas histórias. A que mais me tocou foi Ele chamava-se Jerôme... (Il s’appelait Jérôme…), que me ficou com sabor de poesia. Também das minhas preferidas é a Uma agonia de mil anos (Mille ans pour une agonie). Tenho que reler. Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa pelo atraso na publicação dos comentários mas o programa automático que se responsabilizava pela notificação dos comentários publicados pendentes de aprovação - e que era o mesmo que publicava estes mesmos posts no facebook - deixou de funcionar o que obrigaria a que procedesse a essa verificação manual, algo que só agora passei a fazer.

    ResponderEliminar