29 abril 2013

O GRANDE MUÑOZ GRANDES

O general Muñoz Grandes (1896-1970), que na fotografia acima vemos à esquerda num encontro com Adolf Hitler acompanhado de um tradutor, foi o comandante da 250ª divisão de infantaria do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial (1941-42), uma unidade totalmente constituida por voluntários espanhóis e alcunhada de divisão azul por causa disso (azul era a cor das camisas dos membros da Falange, a componente política do franquismo). A 250ª permaneceu na Frente Leste, uma divisão entre mais de duzentas que ali estiveram engajadas do lado do Eixo, combatendo contra os soviéticos até Outubro de 1943, quando a evolução do conflito fez com que o prudente Franco, antecipando o desfecho da Guerra, lhe desse ordem de retirada. A esta intervenção espanhola ao lado da Alemanha costuma ser dado um incontornável significado político, mas o seu impacto militar para o desfecho da Guerra, o que houve de grande, perdoe-se-me o trocadilho, só mesmo as grandes orelhas do general Muñoz Grandes...    

4 comentários:

  1. Em Espanha, nos meios nacionalistas, a chamada Batalha de Krasny Bor é reputada como o grande feito de armas da Divisão Azul na Frente Leste. Na perspectiva de quem o defende, sê-lo-á sem dúvida, embora na perspectiva oposta se possa também considerar tal batalha como mais um reencontro entre forças inimigas, um igual a tantos outros ocorridos naqueles anos nessa Frente.

    ResponderEliminar
  2. Ao evocar tal recontro, suponho que esses meios nacionalistas espanhóis não saberão, nem estarão interessados em, colocá-lo no devido contexto do que foi a Frente Leste durante a Segunda Guerra Mundial.

    ResponderEliminar
  3. Sem questionar a coragem dos que em ambos os lados participaram em tais combates, a verdade é que estes, usando uma metáfora, foram meras cenas de um filme muito maior. E igual juízo se poderia fazer sobre a Batalha de Nikolayevka, travada também na Frente Leste, mas pelo exército italiano.

    ResponderEliminar
  4. Tenho a certeza que, para além de italianos e espanhóis, também os restantes aliados dos alemães, romenos, húngaros, finlandeses e eslovacos terão tido o seu momento épico naquele gigantesco Teatro de Operações.

    ResponderEliminar