17 junho 2020

UM ESTUDO QUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESA NÃO TEM QUALQUER INTERESSE EM PUBLICITAR OS RESULTADOS

O estudo em questão incidiu sobre saber qual o grau de preocupação das pessoas quanto às alterações climáticas em 40 países do Mundo. Foi um estudo promovido pelo Reuters Institute em parceria com a Universidade de Oxford, abrangendo um universo de 80.000 inquiridos nos primeiros dois meses de 2020. As conclusões podem ser consultadas on-line, mas uma das principais conclusões e aquela que encherá o olho é a que aparece sintetizada no quadro acima. Trata-se de um magnífico gráfico que a comunicação social portuguesa não tem qualquer interesse em publicitar. Por duas razões essenciais: a primeira é porque Portugal até aparece em lugar de destaque (6º lugar) entre os países onde existirá mais preocupação com o tema, e isso é precisamente aquele género de gráfico com uma imagem positiva de nós próprios, que os jornalistas acham que os seus leitores não querem saber; a segunda razão tem a ver com o outro extremo da tabela, o do fundo, que está surpreendentemente povoado por uma data de países que o jornalismo doméstico convencionou que constituem a Europa mais civilizada: Suíça, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Noruega e Holanda. Ao lado dos 85% de portugueses que se confessaram muito ou extremamente preocupados com as alterações climáticas, somente 50% dos compatriotas da Greta Thunberg admitiram a mesma preocupação. Se calhar é por isso que a miúda anda sempre a passear: poucos lhe passarão cartão lá na terra dela. Ninguém costuma ser profeta na sua terra, e essa é uma máxima que já existia antes do aparecimento dos jornalistas. Mas, como isto estraga tudo aquilo que estamos habituados a ouvir sobre preocupações ambientais, o mais provável é que este estudo não apareça ou, aparecendo, lhe seja dado um destaque de catacumba.

2 comentários:

  1. Se for ver à hiperligação que coloquei em cima do nome dela neste poste, ainda o mês passado aparecia num painel da CNN para discutir a Covid-19... (https://www.youtube.com/watch?v=YRXfACYbyHU)

    Por estas e por outras parecidas é que o Miguel Sousa Tavares não parece gostar da Greta Thunberg: ela é muito mais tudóloga do que ele e ele apenas pode ambicionar, quando for grande, a ser um tudólogo com a projecção mundial da Greta.

    ResponderEliminar