19 julho 2018

BATALHA DE ALARCOS

19 de Julho de 1195. Reinava em Portugal Sancho, o Povoador, então homem maduro com 40 anos de idade. E em terras de Castela-a-Nova o seu homólogo de Castela, Alfonso VIII preferia afrontar isoladamente as forças almóadas do califa Abu Iúçufe Iacube naquela que viria a ser conhecida pela batalha de Alarcos. Seria um risco para os castelhanos, mas muito maiores seriam os despojos para o vencedor em caso de vitória, não tendo que os repartir com as outras monarquias cristãs peninsulares: Aragão, Leão e Portugal. Para ser diferente das ilustrações que, nesta época, nunca são de época, vale a pena acompanhar a batalha numa reconstituição através do traço e da imaginação de William Vance, o autor que retratou esta batalha em 1974 para a sua série medieval Ramiro.

4 comentários:

  1. Muito interessante a representação em BD.

    ResponderEliminar
  2. Caro A Teixeira, lembro-me em novo de ler no suplemento de sábado do DN, a Nau Catrineta, uma BD creio que de autor português, sobre alguém no deserto que, de repente é apanhado nas areias movediças, sendo depois salvo por alguém que aparece. Como tem uma grande memória ou arquivo, pode informar- me onde poderei encontrar esta e outra BD’s de que me lembro no mesmo jornal? Grato pela sua atenção, ou de outro leitor, pois tenho curiosidade em relê-las.

    ResponderEliminar
  3. Apenas com essas referências é difícil descobrir a que história é que se estará a referir. Mas, melhor que o Herdeiro de Aécio, há blogues mais especializados em BD, como é o caso deste:

    http://bedetecaportugal.blogspot.com/2014/11/nau-catrineta.html

    onde pode encontrar todas as histórias que foram publicadas naquele suplemento do DN entre 1964 e 1975.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, vou tentar por essa via.
      Cumprimentos
      António Barata

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.