25 julho 2022

A ILUSÃO DE (QUASE) TODA A HUMANIDADE

25 de Julho de 1992. Há 30 anos tinha lugar a abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona. A cerimónia foi dominada pela forma verdadeiramente espectacular como a pira olímpica foi acesa, com uma flecha em fogo disparada por um archeiro de dentro do estádio. Tomando em consideração a colocação da câmara de televisão, fica a impressão para quase toda a Humanidade que seguiu o acontecimento à distância (impressão essa que perdurou, porque ninguém a desmentiu nos dias que se seguiram), que o arqueiro conseguira colocar a flecha precisamente dentro da pira, incendiando-a.

Na verdade, deve ter sido o truque de magia que alcançou a maior audiência de sempre até aquela data - uma audiência verdadeiramente planetária! Como se compreende, a organização não se poderia permitir correr o risco de que houvesse um fiasco numa situação tão delicada. E assim os arqueiros foram submetidos a intensos ensaios, mas apenas a direccionar o tiro, a pira seria acesa quando a seta lhe passasse por cima e competiria ao posicionamento da câmara de televisão criar o resto da ilusão. Ilusão essa que não foi compartilhada pelos milhares presentes no estádio, como se depreende pela fotografia abaixo.

3 comentários:

  1. Já tinha ouvido rumores sobre a "ilusão", mas nunca um desmentido tão taxativo.
    Mesmo que tenha sido uma ilusão, é uma bela historia. Não vale a pena estraga-la com esses detalhes.

    ResponderEliminar
  2. Olhe que vale a pena. Somos da opinião que uma "bela" história torna-se verdadeiramente "belíssima" quando é Verdadeira. A beleza da verdade é ímpar!

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Não ascende a "belíssima" mas fica assim como apenas uma "bela" história.

    ResponderEliminar