11 dezembro 2012

OS VÍTORES E AS VITÓRIAS

Numa comédia musical de 1982, intitulada Victor/Victória, Julie Andrews desempenha o papel de uma actriz talentosa mas na miséria até que alguém se lembra de a fazer passar por um actor que faz números de travesti. A sucessão de fingimentos – ela finge ser um ele que em palco finge ser uma ela – é uma ideia imaginativa e que é muito bem explorada, mas a aparência da actriz (acima) enquanto disfarçada de homem é inverosímil se fosse para ser levada a sério.
Já houve quem evocasse o reconhecimento da fisionomia de Julie Andrews como explicação para o relativo fracasso de não a ter conseguido transformar num Vítor credível ao longo do filme. E eu não descarto que esse insucesso possa ter sido deliberado. Mas a opinião original pode ser facilmente contrariada apreciando estas duas fotografias de actrizes travestidas da autoria de Herb Ritts: acima é Hilary Swank e abaixo uma quase irreconhecível Michelle Pfeiffer.
Por esta vez o título do poste estava também travestido: o Vítor não era o Gaspar a vitória não era sobre o regresso aos mercados.

Sem comentários:

Enviar um comentário