04 dezembro 2012

OPINIÕES DE PESO

Parece-me significativo que a Lusa tenha repuxado uma notícia com a opinião do ministro das Finanças irlandês sobre a extensão das condições financeiras da Grécia ao seu país para reforçar a de Vítor Gaspar. Como seria de esperar, por cá não se conhece Michael Noonan. Tem 69 anos, é um político naquela tradição anglo-saxónica que já o fez sobraçar as pastas da Justiça, da Indústria e Comércio, da Saúde e agora das Finanças. Tendo já feito de tudo um pouco é conhecido também por ser um bronco: há seis meses gerou um sururu ao comentar numa entrevista televisiva que o conhecimento dos irlandeses sobre a Grécia se limitava a identificá-la como um destino de férias e ao queijo feta. Estaria o ministro a falar pessoalmente?…
Creio porém que o grande problema não é de sofisticação intelectual dos governantes, mas o da confiança dos governados neles. Excluídos à partida as figuras destacadas dos grandes países da União – que ainda há um par de anos contribuíam para o financiamento de um TGV (ou pelo menos não os ouvi então dar os conselhos públicos sobre o que devíamos fazer como agora dão) – resta-nos a solidariedade cúmplice dos enrascados: espanhóis, irlandeses, gregos. E não deixa de ser significativo da confiança política de que este governo dispõe domesticamente quando se socorre deste expediente mediático de evocar a opinião de um burgesso irlandês que nem sabemos quem é para robustecer a decisão de Vítor Gaspar. Esse conhecemos...
Vale a pena esclarecer que não tenho opinião sobre a decisão se deveríamos ou não beneficiar das mesmas condições financeiras concedidas à Grécia. Mas asseguro que não vai ser Vítor Gaspar que ma vai formar…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.