20 dezembro 2012

A FALHA TECTÓNICA

Poderemos descobrir muitas semelhanças entre Marcelo Rebelo de Sousa e José Pacheco Pereira. Têm quase a mesma idade (há apenas 25 dias de diferença entre as respectivas datas de nascimento!), cultivam o mesmo estilo de perfil intelectual e individualista, há mais de 20 anos que militam no mesmo partido onde ambos geram uma ampla dose de anticorpos (embora por causas diferentes, nunca haverá no PSD marcelistas nem pachequistas) e têm uma enorme dificuldade em esconder egos intermináveis. E ambos são estrelas mediáticas que se têm mantido consistentemente nesse desgastante firmamento – embora para audiências distintas. Mas há uma passagem da recente biografia de Marcelo Rebelo de Sousa escrita por Vítor Matos que evidencia a fenda de uma profundidade geológica que os separa:
 
Escreve-se sobre as candidaturas antes das autárquicas de 1997. (…) Sem se pronunciar, o líder do PSD (Marcelo Rebelo de Sousa) tentava prolongar a agonia do ex-presidente do Sporting (Pedro Santana Lopes), a pensar que, com tantas hipóteses em cima da mesa, acabaria por não escolher nenhuma. «Até que o Pacheco Pereira, com aquela falta de sentido político que sempre o caracteriza, decidiu estragar tudo, e decide vetá-lo para Sintra. Foi uma asneira monumental», diz Marcelo. O líder da distrital de Lisboa impediu que um dos seus ódios de estimação concorresse a uma eleição onde era difícil vencer. Na perspectiva de Marcelo, era fazer de Santana uma vítima e atirá-lo para uma Câmara mais fácil. Foi o que aconteceu.(...)
In Marcelo Rebelo de Sousa de Vítor Matos (p. 550)
 
A passagem tem o requinte de conter uma citação em discurso directo expondo a obtusidade em que Marcelo Rebelo de Sousa tem José Pacheco Pereira. É difícil ultrapassar a acusação que um político se caracteriza por uma permanente falta de sentido político. Porém, ao contrário de muitos dos outros rivais/inimigos de Marcelo Rebelo de Sousa, deduz-se que José Pacheco Pereira não tem quaisquer complexos de índole intelectual em relação a ele e à sua tão propalada inteligência. Para ele, terá sido com frontalidade, por um entendimento da ética diverso do de Marcelo que não se dispôs a armadilhar a candidatura de Pedro Santana Lopes por Sintra. Mais, é muito provável que José Pacheco Pereira manifeste um desprezo incomensurável por tal tipo de manobras. Há uma falha tectónica a separar aquelas duas vedetas mediáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.