06 junho 2011

QUE PLANO É ESTE, MEU?!

A ntv* foi um canal de televisão por cabo de breve duração (2001-2004) que tinha como particularidade identificativa o seu sotaque nortenho. Teria passado desapercebido para a história da televisão em Portugal não fosse uma sua transmissão memorável, que se pode datar com precisão (20 de Maio de 2002) por ter sido o dia da independência de Timor-Leste, notícia que o pivot que apresentava as notícias das 23H00 lia quando subitamente se terá atrapalhado na leitura do teleponto:
…Xanana Gusmão lembrou os passados tempos difíceis da ocupação indonésia, mas agora que uzzzzz… que o caralho que o fôda (Segue-se um prolongado período de silêncio). ‘Tá Bem! Olha?! Que plano é este, meu?!

Sem o desculpar, tenho a impressão que o sotaque em que foram pronunciadas as grosserias poderá ter amenizado o seu impacto inicial nos telespectadores. Mais condenável todavia, depois da merda que o locutor fez (vi-o recentemente reaparecido na TVI24), terá sido a sua atitude implicativamente infantil. – Que plano é este, meu?! – tornou-se para mim numa expressão sinónima de alguém que diz não importa o quê desde que seja para se tentar evadir às suas responsabilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.