Foi em Agosto de 1999 que a revista The Economist resolveu escolher a figura do recém-falecido Ernesto Melo Antunes (1933-1999) para ocupar a página de obituário que as suas edições tradicionalmente incluem. Embora os critérios dessa selecção sejam sempre muito circunstanciais (dependem, desde logo, de quem tenha morrido naquela semana…), lembro-me como foi uma escolha que avaliei muito favoravelmente quanto à profundidade e imparcialidade do trabalho dos analistas daquela revista. Tenha-se em conta que a revista é britânica e que mesmo muitos portugueses não sabem actualmente quem foi Melo Antunes e que a orientação ideológica da revista e a do então falecido não tinham mesmo nada em comum...
O porquê do destaque que foi dado à notícia das duas distinções recentemente atribuídas pela revista Institutional Investor a António Mexia e Zeinal Bava parece-me que é transparente: amenizar o incómodo que está a ser causado pela divulgação do valor das remunerações dos gestores em Portugal. Contudo, o veículo que transporta a notícia, a tal revista Institutional Investor, parece ser uma coisa assim um pouco pífia e de nada adiantará qualificá-la de a mais prestigiada do seu segmento ou outros elogios similares. É que só se pode falar com propriedade de prestígio (quantificado no Factor de Impacto) quando se trata de aspectos científicos de revistas como seja o caso, para exemplo, do American Journal of Surgical Pathology.
Ora o universo destes gestores é um de show-off, onde o que importa é a notoriedade. E relativamente a esse aspecto fundamental da Gestão moderna, creio que é relevante compararem-se as circulações da Institutional Investor (101.000 exemplares mensais) com a da supracitada The Economist (1.300.000 exemplares semanais). Ou seja, a desta última é 56 vezes superior… mas o obituário de Melo Antunes recebeu um infinitésimo da publicidade do prémio dos dois gestores. Como aqui se explica, o Troféu Tanit foi um daqueles galardões dos anos 70 que perdurou como sinónimo de um prémio de bimbos que se pagava. E, neste mundo das aparências, os prémios de Mexia e Bava parecem mesmo Troféus Tanit modernizados…
Sem comentários:
Enviar um comentário