26 novembro 2023

ZENHA E ZANDINGA, TERÁ DE HAVER QUEM OS DISTINGA, MAS A ZANDINGA E ZENHA, NÃO HÁ QUEM OS DETENHA...

26 de Novembro de 1983. Os astros ter-se-ão conjugado para que aparecesse no mesmo dia e no mesmo jornal, previsões para o futuro do doutor Francisco Salgado Zenha e do professor doutor Lesagi Gimes Zandinga. Obviamente que mais políticas as do primeiro e mais futebolísticas as do segundo. Porém, o futuro viria a revelar que estavam quase totalmente erradas, as previsões de um e de outro.

Assim, o advogado, numa entrevista que dera naquele mesmo dia ao Diário de Notícias, descartara a hipótese de ele próprio vir a ser candidato presidencial em 1986, manifestara-se contra a candidatura de Mário Soares, e sugerira mesmo, em alternativa, um conjunto de quatro candidatos possíveis à sucessão de Ramalho Eanes: Miller Guerra, Henrique de Barros, Ferrer Correia e Nobre da Costa.

Um dos candidatos presidenciais que Zenha não contemplara era o bruxo Zandinga, que se anunciava como tal na outra página. Para além disso, também anunciava uma visita muito difícil do Benfica ao campo do Penafiel, quem seria o campeão nacional para a época 1983/84 (o Sporting) e os vencedores de cada uma das zonas (Norte, Centro e Sul) da 2ª Divisão: Chaves, Académica e União da Madeira.

Como desfechos, claro que Zandinga não se candidatou às eleições presidenciais. Ainda em 1983, o Benfica venceu convincentemente em Penafiel por 3-0. Em 1984 o campeão nacional foi o Benfica e os clubes promovidos foram o Vizela, a Académica (a única previsão certa!) e o Belenenses. Quanto ao que Zenha previa para 1986, as eleições vieram a ser disputadas na primeira volta entre Soares e Zenha...

Sem comentários:

Enviar um comentário