07 março 2014

PORTUGAL À PRIMEIRA VISTA

Esta fotografia tem uma história introdutória: estava eu a ver um conjunto de fotografias tiradas por Stanley Kubrick (1928-1999) quando me deparei com a de cima, sem hesitações indiscutivelmente portuguesa. Nunca me apercebera quanto o nosso país pode ser indubitavelmente único pela luminosidade, pelo empedrado da calçada, pelas varandas em ferro forjado, pelos números de polícia encimando as portas. Fui-me informar e descobri que Kubrick esteve em Portugal em Maio de 1948, trabalhando para a revista Look. Uma nota final, premonitória: as duas miúdas de tranças mais próximas da objectiva fazem-nos lembrar outras duas que aparecerão 32 anos depois numa das cenas mais impressionantes de Shining

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.