11 março 2014

OS MANEIRISMOS DE «FRÄULEIN» KREIPE

Werner Kreipe (1904-1967) foi um general menos conhecido da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial, onde chegou a ocupar o cargo de Chefe de Estado-Maior daquele ramo entre 1942 e 1944. A carreira de Kreipe terá sido prejudicada por causa dos seus maneirismos que, além de irritarem Adolf Hitler, fizeram com que entre a corte que o rodeava ele recebesse a alcunha mordaz de fräulein Kreipe. Sendo verdadeiro, este é o tipo de pormenor deselegante que não costuma ter cabimento numa biografia típica de Wikipedia.

Quando as redes sociais aparecem a dominar súbita e confiantemente a complexidade do processo histórico de formação do estado russo, baseando-se mesmo nesse domínio para opinarem num e noutro sentido em relação às soluções a dar à actual Crise da Crimeia, gostaria de deixar esta pequena nota exemplar, alertando genericamente para as limitações daquilo que se pode extrair da Wikipedia. Não nos esqueçamos que a Wikipedia se trata de um sucedâneo, os livros costumam conter mais e outro tipo de informação…

Algumas sugestões:
A History of Russia c. 882 – 1996, Paul Dukes (3ª Ed. 1998) – em geral
Russia Under the Bolshevik Regime 1919-1924, Richard Pipes, 1995 – para a Rússia do período da formação do estado soviético
Black Earth, Andrew Meier, 2004 – para a Rússia do período pós-soviético

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.