08 novembro 2013

FORÇA, FORÇA COMPANHEIRO VASCO

Haverá talvez três a quatro meses de permeio entre estas duas fotografias e a evolução da expressão de Vasco Gonçalves que aparece em ambas ao lado de um Costa Gomes de uma exuberância artificial condensará, no par de imagens, aquilo que foi a ascensão e queda da esquerda militar durante o famoso PREC.

3 comentários:

  1. No tocante às figuras centrais, que se repetem na segunda fotografia, e muito especialmente quanto ao despenteado da esquerda, preferia, tanto quanto possível, mantê-las no esquecimento…
    Já quanto a uma outra que aparece à direita, de semblante bem menos descontraído, será inevitável que umas quantas frases por si proferidas não fiquem para sempre gravadas na minha memória:
    “É só fumaça!...
    Fui sequestrado. Já duas vezes. Não gosto de ser sequestrado. É uma coisa que me chateia. E agora vou almoçar, pá.
    O povo é sereno. O povo é sereno.”

    Aproveitando a deixa, dado que também contemporâneo e interveniente no órgão de cúpula de então, o Conselho da Revolução (embora não apareça na fotografia em apreço), seria um grande favor à Pátria que um outro General, doutorado em Ciências Militares, político, académico, escritor, conferencista, acrescentasse à vasta obra que já publicou as suas memórias e interpretação daquele período da história do nosso país.
    Talvez o amigo Teixeira tenha oportunidade de, um dia, lhe transmitir este pedido…

    ResponderEliminar
  2. Quanto à primeira parte do comentário, permita-me a imodéstia de alertá-lo para este poste que publiquei há seis anos:
    http://herdeirodeaecio.blogspot.pt/2007/10/chateia-me-ser-sequestrado-p.html

    Quanto à segunda, posso assegurar-lhe que, facilitando a intermediação, alertei o verdadeiro destinatário para o seu pedido que já terá sido muito provavelmente lido no momento em que escrevo. Agora, quanto a resultados, como compreenderá, nada lhe posso prometer. Mas, deixe-me adiantar-lhe que há um episódio do Conselho da Revolução que envolve um dos dois elementos em destaque nas fotografias, e que, além do destinatário do seu apelo, já ouvi corroborado por um outro que com eles formou uma outra famosa "troika", que vale bem a pena ficar preservada, pelo seu carácter burlesco, para memória futura.

    ResponderEliminar
  3. Pois... oito anos de blogue, à cadência com que posta, é muito material. Agradeço ter-me chamado a atenção para o diálogo completo, que em registo de vídeo tem muito mais piada (visto a esta distância, claro).
    E obrigado também pela "intermediação".

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.