05 junho 2013

O «AQUECIMENTO» DA TELEVISÃO


Tem vezes em que os acessos nostálgicos são desencadeados por pequenos nadas. Como é o caso deste curto vídeo de uma velha televisão de cinquenta anos, que nos lembra o compasso de espera de quase meio minuto que mediava naquele tempo entre o gesto de a ligar e ela acender-se progressivamente enquanto as válvulas aqueciam...

5 comentários:

  1. Em casa dos meus avós maternos havia uma Phillips parecida à do vídeo, talvez o modelo produzido subsequentemente; porém, o seu período de aquecimento era semelhante. Não era difícil manejá-la, já que possuía apenas três botões pequenos do lado direito - um para ligar/desligar o aparelho, o que se fazia respectivamente puxando-o para fora e empurrando-o para dentro; outro para aumentar/diminuir a luminosidade da imagem (a preto e branco, claro); e outro ainda para aumentar/diminuir o som. Por baixo destes, havia um botão maior, com um eixo central, através do qual se sintonizava a imagem e se mudavam os canais (ao tempo, em Portugal, havia apenas dois, qualquer um deles com meia dúzia de horas de emissão no máximo).

    ResponderEliminar
  2. Hoje em dia são os computadores que demoram (mais de) meio minuto desde que se ligam até estarem utilizáveis...

    ResponderEliminar
  3. Dois canais José Lima?! Isso já é muito moderno!

    O 2º canal só começou a emitir em 25 de Dezembro de 1968, apenas para a região de Lisboa, precisava de uma antena própria e que o televisor recebesse emissões em UHF.

    Está tudo explicado aí para trás em alguns postes nostálgicos sobre o tema "televisão".

    ResponderEliminar
  4. As minhas memórias são desse período para a frente - tenho uns aninhos a menos que o caro A. Teixeira. Mas agora, recapitulando melhor, não me recordo alguma vez de ter visto o II Canal a ser recebido na tal Phillips de que falei; isso terá sido posteriormente numa Grundig que lhe sucedeu.
    Agora, do que me lembro bem é que o II Canal não se conseguia ver em condições decentes na maior parte do país e, em alguns sítios, mesmo o I Canal tinha a sua dose de "chuva" e "fantasmas" - era assim na zona do litoral alentejano onde passava então férias, e isto já muito depois de 1968.

    ResponderEliminar
  5. não vá mais longe, José lima: em Vila Real, até meados dos anos oitenta, em condições normais não se apanhava o 2º canal.

    ResponderEliminar