10 maio 2012

VIDAL SASSOON – O PRINCÍPIO DA PESCADA APLICADO À FAMA

Se as notícias internacionais do dia assinalam a morte do cabeleireiro Vidal Sassoon (1928-2012), é um exercício curioso reflectir sobre o processo que o terá tornado famoso a ponto da sua morte merecer este destaque. Falando por mim, que tenho uma enorme dificuldade em encontrar a faceta artística à actividade de cortar e arranjar cabelos, o nome Vidal Sassoon tornou-se-me reconhecível nos finais da década de 1970 por causa de campanhas publicitárias encadeadas em que ele me era apresentado como um cabeleireiro famoso porque promovia shampoos com o seu nome – tornando o seu nome ainda mais conhecido e famoso… Ou seja, o conceito e a palavra famoso pareciam realimentar-se e funcionar tal qual o princípio da pescada – a tal que, antes de o ser, já o era. Hoje, graças aquelas doses maciças de publicidade parece que faleceu um velho conhecido – sem nos interrogarmos quantos mais cabeleireiros assim  famosos é que conhecemos por esse mundo fora…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.