16 maio 2012

DISTO JÁ NÃO HÁ MAIS – 5

Durante a Guerra-Fria havia quem publicasse manuais como os acima (da Salamander Books britânica em 1986), para que se pudesse imaginar como seria a guerra se ela passasse a ser quente. Com cerca de 500 páginas profusamente ilustradas e obrigando os conhecedores a comprar os dois volumes (americano e soviético) para que ajuizassem fundamentadamente sobre o potencial de combate das duas superpotências, os livros do género destinavam-se a um público que apreciava - e parece continuar a apreciar, mas agora sem o atractivo da rivalidade... - o tema mas a quem faltava a preparação teórica para explorar devidamente a informação que eles continham e para perceber quais as suas (importantes) limitações.

No caso concreto dos livros expostos, das quase 500 páginas de qualquer deles, só em 15 a 20 páginas (ou seja uns 3 a 4% do total) se procurava explicar aos leitores como funcionavam e se articulavam as organizações complexas de milhões de pessoas das forças armadas rivais que empregavam todo aquele material. E o material é apresentado com uma neutralidade tal que quase se emparceira uma ogiva nuclear com uma granada de mão, apesar da primeira ter uma capacidade destrutiva milhões de vezes superior à segunda. Ora o material de guerra é concebido para ser destrutivo e não pode ser tomado como um catálogo de fichas técnicas impessoais que se assemelhariam às de uma aparelhagem estereofónica ou de uma máquina de lavar roupa…

3 comentários:

  1. Há isto...

    http://www.waterstones.com/waterstonesweb/products/shaun+connors/chistopher+f-+foss/jane27s+military+vehicles+and+logistics+2011_2012/8182559/

    ResponderEliminar
  2. É melhor eu explicar. Livros deste género podem abordar os temas de uma forma horizontal ou vertical.

    No primeiro caso, dedicam-se a um sistema de armamento específico (blindados, aviões de combate, armas individuais, etc.) e enumeram e descrevem todos os que se sabe existirem no Mundo. É o caso do livro para onde linkou.

    No segundo caso, o objecto do livro são as forças armadas de um determinado país e os vários sistemas de armamento que emprega. É o caso de qualquer um dos livros da imagem.

    Contudo, também não é bem isso que é invocado no poste. A Salamander continuou a publicar livros semelhantes sobre o arsenal norte-americano. Por exemplo este: http://www.amazon.com/Illustrated-Directory-Modern-American-Weapons/dp/0760313466.

    O que deixou de se editor foi livros soviéticos/russos para se fazerem comparações: é isso que já não há mais, conforme o título.

    Ou então há que esperar por 2020-2025 para tornar a fazer a mesma coisa agora com os equipamentos americanos e chineses...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.