16 maio 2012

A ANTEPASSADA DAS CAMPEONÍSSIMAS DA ALEMANHA DE LESTE

Um dos raros aspectos da Guerra-Fria em que aquela disputa merece a referência à participação de um terceiro interveniente que não as duas superpotências é o desportivo. Associou-se às atletas femininas da Alemanha de Leste um estilo muito próprio, que se tornava reconhecível de imediato (aprecie-se acima), e que se consagrou no terreno com a conquista de centenas de medalhas em todas as competições internacionais.
Pode ver-se que a atleta acima também compartilhava aquele estilo característico. Chamava-se Lilli Henoch e também vinha da Alemanha de Leste (nascera em Konigsberg na Prússia). Contudo, Lilli Henoch podia ser avó de qualquer uma das atletas da fotografia inicial: tendo nascido em 1899, ela era cinquenta anos mais velha que o próprio país que as promovera, a República Democrática Alemã, aparecida em 1949.
Durante a década de 1920, Lilli Henoch foi recordista mundial do lançamento do peso, do disco (por duas vezes) e da estafeta de 4 x 100 metros. Foi campeã nacional alemã em qualquer destas disciplinas, num total de dez títulos. Mas, como Lilli Henoch era judia, este impressionante currículo atlético não evitou que ela tivesse sido deportada e executada em 1942. O horror do Holocausto é também o destas pequenas histórias pessoais… 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.