09 março 2012

MITSUKO UCHIDA

Poucos leitores reconhecerão de imediato a fotografada. Trata-se de Mitsuko Uchida (1948- ), uma consagrada pianista clássica britânica de ascendência nipónica e o autor da fotografia foi o incontornável Richard Avedon. Fazendo uma comparação que não primará pela correcção política, considero-a bastante parecida – pelo menos na época em que a fotografia foi tirada – com a actriz canadiana (mas de ascendência coreana) Sandra Oh (1971- ), que é uma das estrelas da série televisiva Anatomia de Grey.
Adicionar uma referência a Mitsuko Uchida costuma ser uma excelente forma de testar a consistência da opinião de alguém que esteja a tecer rasgados elogios à nossa Maria João Pires (1944- ). Pelas suas idades próximas e pelos respectivos reportórios favoritos, e mesmo que não se queira falar de rivalidade, é exigível que quem elogie as interpretações de Maria João Pires daquela forma incondicional como os elogios lhe costumam ser endereçados conheça a concorrência, o que nem sempre acontece…

Por curiosidade, insiro aqui interpretações de uma mesma peça que é tocada pelas duas pianistas. Trata-se de um trecho curto (tem menos de quatro minutos e meio de duração) que retirei do YouTube: o 1º movimento da Sonata para Piano nº9 em Ré Maior de Mozart. Patriotismos à parte, e como se percebe facilmente se o quiserem experimentar, torna-se mais complicado classificá-las relativamente do que uma escolha – que seria decerto seguríssima! – entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi…

Adenda: Por ter sido removida do You Tube a que inserira originalmente, a versão de Maria João Pires inclui agora a sonata completa. Adenda2: Como também retiraram a versão completa da peça quando tocada por Maria João Pires, fica assim, sem nada para comparação. Também começo a achar coincidência a mais que as interpretações de Maria João Pires sejam regularmente removidas do You Tube e as de Mitsuko Uchida por acaso não... 

2 comentários:

  1. Deixando de lado as interpretações do Mozart, a foto da pianista britanica faz-me lembrar O Grito, pintura de Edward Munch.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão - é muito feliz essa associação.

    Confesso que nunca a ouvi gritar, nem sequer cantar. Quando à sua voz, no link abaixo está disponível uma extensa entrevista com ela em inglês, legendada...mas em holandês:

    http://www.youtube.com/watch?v=KY8aSm3cr5A

    ResponderEliminar