03 outubro 2011

O «GANG» DOS FUTUROS PRIMEIROS-MINISTROS

É pouco conhecido no resto da Europa quanto o nacionalismo polaco assumiu aspectos de luta revolucionária clandestina armada durante aquele Século em que, depois de repartida pelos seus vizinhos (Rússia, Prússia e Áustria, acima), a Polónia não existiu como nação independente (1815-1918).
É assim que, acções equivalentes ao assalto à dependência do Banco de Portugal, que foi protagonizado por Hermínio da Palma Inácio e o seu grupo em Maio de 1967 em Portugal (acima), não são na Polónia apreciadas com a mesma controvérsia como essas mesmas acções são consideradas entre nós.
Para a saga do nacionalismo polaco moderno, um dos momentos altos desse combate foi aquilo a que se veio a dar o nome de Raid de Bezdany, um nome que não esclarece à priori que se tratou de um gigantesco e cronometrado assalto a um comboio-correio que teve lugar na noite de 26 para 27 de Setembro de 1908.
Para a equipa composta por uma vintena de assaltantes patriotas era justificação bastante para o assalto o facto do montante roubado, avaliado então em cerca de 200 a 300.000 rublos (valor elevadíssimo, embora seja difícil estimar o equivalente actual) ser constituído por receitas fiscais obtidas na Polónia.
O que torna o evento único nos anais dos Grandes Assaltos é a participação, para além da direcção, do incontornável Józef Piłsudski (mais acima) e de três futuros primeiros-ministros polacos: de cima para baixo, Walery Sławek (1930-31, 1935 e 1938), Aleksander Prystor (1931-33) e Tomasz Arciszewski (1944-47).
Aqui entre nós, já imaginaram Mário Soares com uma meia de nylon na cabeça antes, e Hermínio da Palma Inácio no Palácio de São Bento depois, do 25 de Abril?...

2 comentários:

  1. Mas que belo desarrincanço.
    É por estas e por outras semelhantes que este é um dos meus blogues (poucos) preferidos.
    Surprendente, quase sempre.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Folgo em ver que já recuperou a sua capacidade de comentar autonomamente - e certamente sabe que não escrevo isto por causa do teor amável do seu comentário...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.