29 outubro 2011

JOAN MIRÓ

Miró (acima, 1893-1983) foi um pintor surrealista catalão. Não sou apreciador da sua obra mas nunca mais me esqueço a ocasião em que primeiro tomei contacto com ela: numa daquelas revistas semanais de há 40 anos (a Vida Mundial, se não estou em erro), por altura das vésperas do Natal, nas páginas de sugestões de prendas alguém sugeria a oferta de um livro com gravuras de quadros de Miro. Alegava-se que o estilo infantilizado do pintor (abaixo) o tornaria uma boa prenda para crianças da idade que eu tinha então… É o género de imbecilidade pedante que nunca mais se esquece.

1 comentário:

  1. Por circunstâncias da vida que não veem agora ao caso, nos idos de 67/68, eu estava em Coimbra, tirando o 6º e 7º anos do liceu e jogando rugby nos juniores da Académica em casa de um meu tio e padrinho, irmão da minha mãe.
    A Vida Mundial era a minha companhia de fim de semana coisa que muito confundia o senhor, por empenhar uma (boa) parte da minha mesada na compra da revista.
    Com as voltas da vida não sei onde foram parar os exemplares que durante dois anos guardei religiosamente.
    É pena. Gostaria agora de os rever, até para comparar com as equivalentes de agora.
    Desconfio que não perderia por muitos...

    ResponderEliminar