13 agosto 2010

KATYZINHA, ARTISTA DOS TEMPOS MODERNOS

Confesso que só aos poucos é que me tenho vindo a aperceber do verdadeiro alcance da escolha que a revista Time fez em 2006 para a Personalidade do Ano: Você. (acima). Ou seja, referia-se a cada um de nós e às novas possibilidades que nos passaram a ser oferecidas de alcançar a notoriedade. Independentemente do cariz da notoriedade…
Confesso também que só recentemente descobri esse fenómeno da comunicação que dá pelo nome de Katyzinha. À sua maneira, aparecendo em vídeos intitulados Cortes & Decotes, Os Meus Amores ou Katyzinha na Sala de Aula, podemos vê-la como uma versão audiovisual para os tempos modernos da saudosa colecção dos álbuns da Anita

Por um lado, a conjugação da sua assertividade antipática com a habilidade de se tornar popular através da impopularidade (vale a pena apreciar os nomes que lhes chamam nas caixas de comentários…), Katyzinha faz-me lembrar naquele estilo de detestar todos e descontada a diferença geracional, o autor do blogue Portugal dos Pequeninos.

Mas por outro lado, talvez resultado do apuramento da espécie, Katyzinha supera em muito a grosseria do popular João Gonçalves. Não só no vocabulário como na sua ordinarice desinibida: chega a ser repugnante o facto dela não se importar de confessar que aprecia condimentar com ranhola da constipação o seu pequeno-almoço, como se vê no vídeo abaixo…

No fim desta projecção para a Fama, haverá ainda quem pergunte: e o que acontecerá no futuro à Katyzinha, 18 anos, três amores a sério na vida, aluna do 10º F – o que significa que já terá ficado retida por umas duas ou três vezes? Aí, acho que sempre me apercebi dos valores implícitos na nomeação da Time de que falei ao princípio: – Estamo-nos Cagando!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário