05 maio 2022

«SIDESHOWS» DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (5) – A INVASÃO DE MADAGÁSCAR EM 5 DE MAIO DE 1942

(Republicação de um texto original de Abril de 2008)
Madagáscar é uma gigantesca ilha de 587.000 km² na costa oriental africana, mesmo diante de Moçambique. Com uma população étnica e culturalmente bastante distinta das do continente africano, tornara-se uma colónia francesa apenas nos finais do Século XIX, fora cobiçada pela Polónia renascida de 1919, que pretendia também ter direito a ter uma colónia africana sua e as autoridades nazis pensaram nela como o destino de deportação dos judeus europeus. Em 1942 quando, depois do ataque a Pearl Harbour, a Guerra se tornara verdadeiramente Mundial, era uma colónia francesa obediente a Vichy.
Mas os japoneses tinham planos para Madagáscar. E os Aliados, porque haviam decifrado os códigos que os nipónicos usavam nas suas comunicações militares, tinham uma ideia muito aproximada de que planos eles tinham para Madagáscar: forçar as autoridades coloniais francesas a concederem-lhes facilidades (como já acontecera na Indochina francesa) para ali alojarem uma base clandestina para submarinos japoneses, donde viessem a atacar a navegação dos aliados no Oceano Índico (acima). Tratavam-se de rotas comerciais essenciais (ligando a Austrália à Índia e ao Egipto) para o Império Britânico.
Por se tratar de uma ameaça naval, na expedição britânica predominava a Royal Navy e era robustíssima quanto aos meios navais: envolvia 2 Porta-Aviões, 1 Couraçado, 2 Cruzadores, 12 Contratorpedeiros e outros navios de menor tonelagem. O alvo era o porto de Diego Suarez (abaixo), o melhor porto natural de Madagáscar e onde estava sediada uma parte importante do dispositivo militar francês, situado no extremo norte da ilha, para onde, veio a descobrir-se depois, os japoneses já se encaminhavam com a intenção de se começarem a instalar com a conivência das autoridades coloniais francesas.
Vale a pena mencionar que, como aconteceu com Lourenço Marques (agora Maputo), fundada em 1544 do outro lado do Estreito de Moçambique, a cidade e porto de Diego Suarez (que actualmente ganhou ou recuperou o nome nativo de Antsiranana) adquirira aquele nome a partir de um navegador português que ali passara em 1543 e que se chamava, original e obviamente, Diogo Soares… Com aquela irritante propensão francesa e inglesa para espanholar os nomes portugueses, criara-se a impressão (falsa) de que houvera uma contribuição espanhola para a toponímia local…
A operação anfíbia teve início a 5 de Maio, e dois dias depois as forças invasoras (que incluíam, além dos britânicos, sul-africanos, rodesianos e quenianos) estavam senhoras da situação, embora a maioria das forças defensoras tivessem retirado para o interior da ilha. No final desse mês de Maio, houve um esboço de batalha naval entre a frota invasora e os submarinos japoneses que entretanto haviam sido enviados para o Diego Suarez para a constituição do núcleo da base, mas os meios de que os japoneses dispunham eram insuficientes para desequilibrarem a balança a seu favor.
Embora grande parte do corpo expedicionário tivesse sido transferido de imediato para outros Teatros de Operações (para o Egipto, frente ao avanço alemão e para a Índia, frente ao avanço japonês), os britânicos prosseguiram com os meios que lhe restavam uma metódica sequência de operações anfíbias neutralizando os restantes portos malgaxes (como Tamatave, hoje Toamasina). Só em Setembro é que montaram uma coluna que penetrasse no interior para alcançar a capital malgaxe, Tananarive (Antananarivo), que era a sede do poder colonial. Em 5 de Novembro de 1942 a Campanha estava terminada.

3 comentários:

  1. Obrigado pelos comentários, JRD.

    Há mais um punhado de episódios do mesmo género dos que aqui classifiquei comos "sideshows" mas, sobre outros já aqui escrevi, nomeadamente e se estiver interessado, os embates entre soviéticos e japoneses no Extremo Oriente, em 1939 e 1945.

    http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2007/01/khalkhin-gol-os-dias-de-agosto-de-1939.html

    http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2007/02/batalha-da-manchria-de-agosto-de-1945-o.html

    ResponderEliminar
  2. Eu sabia que tinham andado por Madagáscar, de resto, não sabia mais nada (talvez já tivesse ouvido falar nos intervenientes)...

    ResponderEliminar