11 setembro 2021

...OUTRO 11 DE SETEMBRO NA AMÉRICA...

11 de Setembro de 1941. «The three most important groups who have been pressing this country toward war are the British, the Jewish and the Roosevelt administration.» (Os três grupos mais importantes que estão a pressionar este país - os Estados Unidos - para entrar na guerra são os britânicos, os judeus e a administração Roosevelt) Assim falava Charles Lindbergh na passagem mais sensível do seu discurso proferido em Des Moines, Iowa, há precisamente oitenta anos. Charles Lindbergh fora o aviador solitário que fizera a primeira travessia aérea sem escalas sobre o Atlântico Norte em 1927, e que circunstâncias sociais (que para mim permanecem incompreensíveis*) haviam catapultado para uma popularidade e proeminência tal, que agora ele era considerado o líder popular da facção isolacionista que, dentro dos Estados Unidos, pretendia evitar a todo o custo que o seu país se envolvesse no magno conflito em curso. A ideia do isolacionismo dos americanos tem sido uma constante na história dos Estados Unidos e oitenta anos atrás, em plena Segunda Guerra Mundial, por maioria de razão. Mas o isolacionismo não era apenas isolacionista. Repare-se pela passagem do texto acima como a versão daquela época está eivada de anti-semitismo, em sintonia com o nazismo que então alcançava o seu apogeu na Europa. Mas o que distinguia o então da actualidade, é que estas opiniões/posições fluíam independentemente dos dois grandes partidos. Como se lê/ouve acima, Lindbergh atacava no seu discurso a administração (democrata) do presidente Franklin Roosevelt, mas, por sua vez, aquele que fora o candidato (republicano) às eleições presidenciais de 1940, Wendell Willkie, atacou por sua vez o discurso de Lindberg considerando-o «...the most un-American talk made in my time by any person of national reputation.» (... a conversa mais anti-americana que me foi dado ouvir vinda da parte de uma pessoa com projecção nacional). A diferença para a actualidade radicava aí: apesar da simplicidade e da falta de estruturação das suas opiniões**, como pessoa de projecção nacional, Charles Lindbergh estava vários furos acima do Donald Trump que é um simples(estúpido); e a segunda diferença é que, mesmo com a sua diversidade opinativa, o partido republicano, colectivamente, não se enfeudava a opiniões tresmalhadas que, conjunturalmente, pareciam prometer uma oposição mais antagónica à administração da Casa Branca, mas só isso. Há oitenta anos, os Estados Unidos eram um país mais unido, apesar de, como se percebe acima, haver quem dissesse coisas tão ou mais radicais do que as que ouvimos proferidas na actualidade.

* Na realidade, e como já aqui demonstrei no Herdeiro de Aécio, o primeiro verdadeiro voo transatlântico sem escalas foi realizado por dois pilotos ingleses (John Alcock e Arthur Brown) em Junho de 1919, oito anos antes de Lindbergh.
** A página da wikipedia dedicada a Lindbergh contém parágrafos atrás de parágrafos em que ele se contradiz sobre Hitler, o nazismo, o anti-semitismo, etc. Quem se dispuser a isso, pode ir ali recolher citações que, a respeito de certos temas, defendam algo ou precisamente o seu contrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário