19 setembro 2021

A ESTREIA MUNDIAL DE «O PAI TIRANO»

19 de Setembro de 1941. Estreia mundial - no cinema Eden - da obra prima da cinematografia portuguesa - O Pai Tirano. Frases de Vasco Santana nesta cena do filme como «...e ainda me aparece com a carinha na água!», «...agora arranjou uma Emília!», «Calculo. Nem come. Vai para a loja em jejum!» continuam a fazer parte do léxico do gozo cá em casa. Ou então outra cena mais adiante: «Ai que o sôr Seixas não sabe as deixas!» «Oh Inclemência! Oh martírio! Estará proventura periclitante a vida dessa criança que eu ajudei a criar?!» Mais abaixo pode apreciar-se o filme na sua totalidade, que há oitenta anos duas horas não pareciam demasiado para entretenimento em audiovisual.

2 comentários:

  1. Muitas mais citações que essas são usadas à exaustão:
    "Nunca, Edmundo!
    O Dr. Vasconcelos Jurou-me, qua ao soar a badalada da uma hora na torre de São Diniz, entraria por aquela porta! Ei-lo!"
    Isto tudo com os respectivos gestos, claro.

    ResponderEliminar
  2. Especialmente os gestos que não se vêem, como o contra-regra Machado a arriar repetidamente na tola do desgraçado do Dr. Vasconcelos... tola essa que era a que verdadeiramente acabava por dar a uma hora na torre de São Diniz.

    ResponderEliminar