05 dezembro 2018

O PRIMEIRO TROÇO DE AUTO-ESTRADA DO REINO UNIDO


5 de Dezembro de 1958. Foi apenas há sessenta anos que os britânicos inauguraram o primeiro troço de auto-estrada, numa pequena extensão de 13 km contornando a cidade de Preston, no Lancashire. Em cerca de 25 anos, a maioria dos países da Europa ocidental estariam cobertos por uma rede de autoestradas. Mas, tão pouco seria então o significado atribuído ao acontecimento que a cerimónia de inauguração foi presidida pelo 1º ministro de então, Harold MacMillan, e não pela rainha, como é obrigatório em todas as cerimónias de gala no Reino Unido. Tomando o Reino Unido como referência, o Portugal do Estado Novo não se encontraria muito atrasado: haviam-se passado apenas dois anos e meio quando, em 28 de Maio de 1961, o indispensável almirante Américo Thomaz presidia a uma idêntica cerimónia em Portugal, abrindo ao trânsito os 24 km que ligavam Lisboa a Vila Franca de Xira. Porém, o próprio jornal que a anuncia (abaixo) contem, na mesma página, uma outra notícia com a explicação para o hiato na qualidade da rede rodoviária que se irá ampliar depois entre Portugal e o resto da Europa ocidental ao longo das décadas seguintes: envolvido num conjunto de guerras em África, Portugal não tinha recursos para investir simultaneamente nas suas infraestruturas rodoviárias.

1 comentário:

  1. Boa lembranca. Ainda nem ha um par de semanas passei por la. O video em especial e um achado a mostrar os problemas gravissimos de sinistralidade automovel que esta "inovacao" criou ao principio. E como a industria automovel teve de adaptar os seus automoveis ao novo estilo de estradas.
    Uma lembranca (mais uma) de que aquilo que a historia nos ensina e que praticamente todo os processos de inovacao tecnologica privada sao sempre moldados por politicas industriais publicas. Um conceito incompreensivel para os neoliberais que nos governam nesta Europa disfuncional.

    ResponderEliminar