19 maio 2011

FOTOGRAFIA RECENTE... E INTERESSANTE

Quando Norman Davies teve de escolher o título para o seu volumoso (1200 páginas!) livro de História preferiu referir-se ao conjunto geográfico apenas como As Ilhas (acima), despojado de qualquer referência àqueles qualificativos distintos cujo significado os estrangeiros normalmente não compreendem, como seja o caso do que distingue a Inglaterra da Grã-Bretanha e estas do Reino Unido. Esta semana, algo terá evoluído nas relações domésticas entre os povos das ilhas quando Isabel II realizou a primeira visita de um monarca britânico às antigas possessões irlandesas dos seus antepassados, depois de 90 anos de independência irlandesa.
A foto da cerimónia da deposição de uma coroa de flores no Memorial dedicado aos que tombaram na luta pela independência da Irlanda, não tendo o significado universal do gesto do chanceler alemão Willy Brandt quando este se ajoelhou junto ao monumento dedicado às vítimas do Gueto de Varsóvia (1970), tornou-se à escala regional num reconhecimento público dos erros como o processo que conduziu à independência irlandesa foi conduzido. Com a diferença maior que, se em Brandt nada o confundia com o passado nazi do seu país, Isabel II corporiza em si o poder da Coroa contra o qual os evocados no monumento se levantaram e tombaram.

1 comentário:

  1. Saudações! Busquei pela frase "A inteligência estúpida" no Google (apenas porque quis saber se já havia alguma publicação com o título) e cheguei ao seu sítio.
    Em 4 minutos de leitura eu já o salvei em meus "favoritos".
    Grande abraço

    ResponderEliminar