31 outubro 2023

ELABORAÇÕES SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DE NOTICIAR INDISCRIMINADAMENTE SOBRE PEDIDOS DE ENCERRAMENTO

A agência noticiosa Lusa e o jornal Diário de Notícias associam-se para dar destaque ao pedido da Zero (associação ambientalista) para que o aeroporto de Lisboa seja encerrado. Por prejuízos devido ao ruído que têm «custos sociais incomportáveis». Esses custos (num valor estimado - mas não explicado... - pela notícia em 1.300 milhões/ano) «dariam pagar, pelo menos, dois novos aeroportos em local adequado (qual? quais?) com o menor impacto possível sobre a saúde humana».

Pois a mim parece-me perfeitamente proporcional pedir o encerramento da Zero, da Lusa e do Diário de Notícias precisamente pela mesma razão que é acima invocada: o excesso de ruído mediático, consubstanciado nestas notícias totalmente disparatadas e inconsequentes. É moralmente prejudicial lê-las sem ao menos poder perguntar a quem as produz e a quem as publica: e o que é que recomendam que se faça aos milhões de passageiros que utilizam anualmente o aeroporto que querem encerrar?...

Falando a sério, a notícia só tem esta divulgação porque a conclusão é tremenda e o que é repuxado para título é esse tremendismo. Se fosse mais razoável, mais ponderada, mais estruturada, mais explicada, nem a Lusa, nem o Diário de Notícias lhe teriam dado esta difusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário