24 fevereiro 2021

VENCEDORES E VENCIDOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Esta notícia de 24 de Fevereiro de 1946 mostra-nos um dos anacronismos produzidos pelo fim da Segunda Guerra Mundial. Os britânicos, nomeadamente os seus soldados que estavam estacionados no norte da Alemanha como forças de ocupação vitoriosas de uma Alemanha derrotada, olhavam com uma extrema inveja as condições materiais vigentes na Dinamarca, que fora um dos vencidos do conflito. A Dinamarca fora um dos países invadidos e ocupados pela Alemanha em Abril de 1940 e ocupado permanecera até ao fim do conflito em Maio de 1945. Tirando alguns bombardeamentos seleccionados dos Aliados, visando objectivos que prejudicassem o esforço de guerra alemão, o país não fora palco de combates para a sua libertação e assim a esmagadora maioria do seu tecido produtivo industrial e, sobretudo, agrícola, não fora destruído. Grande produtor de alimentos já antes da guerra, a descrição das refeições dinamarquesas acima deviam parecer banquetes aos britânicos médios, acostumados ao racionamento. Como se lê no último parágrafo da notícia, «os soldados britânicos não compreendem a razão por que esse supérfluo de comida não é enviado para a Grão-Bretanha» mas a verdade impossível de lhes explicar era que o seu país, apesar de ter vencido a guerra, estava na bancarrota.

2 comentários:

  1. Se para o Reino Unido sera mais ou menos apropriado* dizer que foi uma "victoria de Pirro" - uma victoria obtida a demasiado custo.
    Qual a expressao correcta para "uma derrota obtida a preco de saldo"?

    *nao e inteiramente apropriado porque foi uma luta existencial.

    ResponderEliminar
  2. «Derrota a preço de saldo» havia sido a do mesmo Reino Unido em Munique em 1938, quando o custo das cedências para com a Alemanha tinham sido «apenas» a imolação da Checoslováquia.

    Pelo menos, «o preço de saldo» valeu por uns meses...

    Tem vezes que o mais importante da avaliação dos custos e benefícios dos conflitos é o «timing» de apresentação das facturas...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.