26 julho 2015

OS ALIADOS

Ao contrário do que possa ser a imagem predominante nos dias que correm, nem toda a colaboração que a Alemanha e Adolf Hitler obtiveram durante a Segunda Guerra Mundial resultou de coacção. Houve países onde se apostou deliberadamente no sucesso do Eixo. Da esquerda para a direita, Ion Antonescu (1882-1946) da Roménia, Miklós Horthy (1868-1957) da Hungria, Carl Gustaf Mannerheim (1867-1951) da Finlândia e Ante Pavelic (1889-1959) da Croácia. Não é por coincidência que todos aparecem uniformizados como também não será por coincidência que, à excepção de Antonescu, que foi fuzilado no seu país natal em 1946, todos os outros morreram no exílio em países que haviam permanecido neutrais durante a Guerra: Horthy em Portugal, Mannerheim na Suíça e Pavelic em Espanha.

2 comentários:

  1. Outra curiosidade: os dois homens que usaram o título de Conducator na Roménia moderna (Antonescu e Ceausescu) acabaram ambos passados pelas balas.

    ResponderEliminar
  2. E a propósito de um episódio recente vale a pena perguntarmo-nos: como seriam as reacções na Roménia se um reforço futebolístico aparecesse na conferência de imprensa de apresentação envergando uma t-shirt com a imagem de qualquer um deles?

    ResponderEliminar