22 junho 2019

COMO SE FOSSE A OPINIÃO DAS REDES SOCIAIS DE HÁ CINQUENTA ANOS...

18 e 19 de Junho de 1969. Embora estreado há menos de um mês, o programa televisivo Zip-Zip tornara-se rapidamente um grande sucesso de audiências. Tanto assim que se tornara imperativo ter uma opinião acerca do programa. E as opiniões acumulavam-se nas redacções dos jornais, que lhes procuravam dar vazão. Eis aqui duas páginas fazendo eco do que os portugueses pensavam à época de um programa que se veio a tornar posteriormente numa referência da história da televisão em Portugal.
MVP - Lisboa - Quando repetem o Zip-Zip no 2º programa? Gosto imenso.
FNV - Lisboa - A crítica falou, ou escreveu, sobre os planos do público no programa Zip-Zip, e logo o realizador exagerou. Nos programas seguintes os entrevistados ou entrevistadores são brutalmente cortados por um plano dos espectadores. Nós queremos ver o que se passa no palco. O espectador só interessa quando intervém, pelas palmas. Não será assim?
FLP - Porto - O programa Zip-Zip em televisão não resulta grandemente. Chegamos ao fim cansados de tantas entrevistas.
JCP - Viseu - Zip-Zip não é dinâmico. Causa tanto palavreado...
AM - Évora - O Zip-Zip é essencialmente Raul Solnado. Ele tem de trazer (...) números cómicos, se não talvez não chegue aos 6 meses de vida previstos por Solnado.
FJDAA - Lisboa - O melhor programa que apareceu na televisão.
GP - Lisboa - Um bom espectáculo público mas um mau programa de TV.
DAF - Porto - Seria um bom programa televisivo se se soubesse tirar partido desse espectáculo.
HF - Lisboa - Se em lugar de um Solnado houvesse três... que programa bom poderia ser...
PFN - Lisboa - Este último Zip-Zip... que pena o Solnado se tivesse apagado...
JCS - Lisboa - Zip-Zip vem decrescendo em qualidade assustadoramente.
ASP - Braga - O 1º e o 3º foram bons programas... Solnado é cómico para muitos mais.
LCA - Abrantes - Solnado necessita de fazer vibrar o programa. Neste último esteve lamentavelmente apagado e abaixou o programa.
LVP - Lisboa - Porquê tantas imagens do público?
GB - Coimbra - Acabei de ver o Zip-Zip e escrevo a perguntar se não haverá possibilidade da RTP apresentar na Noite de Cinema o filme, grande êxito de Gino Bechi, «Pronto qui (sic) parla?» (Está lá, quem fala?).
CMP - Coimbra - Zip-Zip é um programa diferente mas não é, tecnicamente, um bom programa de TV.
Quem se deu ao trabalho de ler as opiniões acima, aperceber-se-á que o seu teor pouco difere de uma caixa de comentários das redes sociais da actualidade. Este foi um daqueles momentos em que, lendo o que então se opinava, me apercebi de que a matéria prima de variedade, assertividade, superficialidade, e mesmo pompa, sempre terá afinal existido, como uma espécie de bolsa de magma oculta debaixo de um vulcão, e que o que apareceu nos últimos anos foi apenas uma erupção, novos mecanismos de divulgar todos esses sentimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário