25 junho 2015

PATRICK MACNEE (1922-2015)

Patrick Macnee era muito mais do que a personagem de John Steed, protagonista de uma série intitulada Os Vingadores de que nunca se perceberá de quê e contra quem se estão a vingar. Steed com o seu chapéu de coco e o guarda-chuva tornou-se a quintessência de se ser inglês, especialmente numa altura – na segunda metade da década de 1960 – em que a Inglaterra, sob Harold Wilson e os trabalhistas, se aplicava em fingir não ser o que sempre havia sido. Como quase parece tradição, a realidade encarrega-se de desmentir as aparências.

O exemplo televisivo do gentleman de pergaminhos irrepreensíveis foi afinal criado numa família muito moderna onde tinha uma mãe e uma tia, frequentou Eton mas foi de lá expulso, apesar de ser um dos mais emblemáticos actores ingleses de televisão adquirira a nacionalidade norte-americana há mais de 50 anos e residia na Califórnia há cerca de 40. A última vez que o vi, distinto como sempre, conduzia os Oásis ao volante do que parecia ser um London Cab (quando os irmãos Gallagher ainda partilhavam o mesmo carro!). Morreu hoje aos 93 anos.

1 comentário:

  1. Confesso que só é que soube da morte do icónico Steed. Quanto ao videoclip dos Don´t Look back in Anger, considero-o o mais britânico de sempre precisamente pela presença de Macnee (http://aagora.blogspot.pt/2008/05/o-videoclip-mais-britnico-de-sempre.html)

    ResponderEliminar