14 fevereiro 2015

NO PRINCÍPIO ERA O VERBO...


Quem o viu então e quem o viu depois! Jean Marie Le Pen exibe neste vídeo um charme que agora só nos parece datado (a pala no olho era então um atributo de homem de acção bem sucedido, ao estilo Moshe Dayan), apresentando em Fevereiro de 1973 aquilo que qualifica como os sete pontos principais do programa de uma Frente Nacional acabada de fundar quatro meses antes e que se preparava para disputar as suas primeiras eleições legislativas em Março seguinte:

- Constituição de uma Assembleia Nacional eleita por escrutínio proporcional.
- Denúncia dos Acordos de Évian (assinados em 1962, concedendo a independência à Argélia) e indemnização dos repatriados (pieds-noirs), em antecipação a qualquer programa de auxílio a países estrangeiros.
- Regulamentação muito estrita da imigração.
- Supressão do serviço militar obrigatório, substituído por um serviço militar voluntário de seis meses e um exército profissionalizado.
- Defesa do comércio e do artesanato.
- Adopção de uma política de apoio à família, incluindo alocações especiais e benefícios fiscais.

- Despolitização da função pública, especialmente do ensino e revogação da lei Edgar Faure (do nome do ministro da Educação em Novembro de 1968, incorporando algumas das reivindicações dos contestatários de Maio de 68).

Os segmentos do eleitorado que a Frente Nacional pretendia cativar pareciam evidentes mas os resultados foram um desapontamento. A organização obteve 108 mil votos, correspondentes a 1,3% da votação nacional e a 2,3% dos 105 círculos eleitorais onde se conseguira apresentar (de um total de 488). Só mesmo o próprio Le Pen - que ainda não era o líder indiscutível da organização como se tornaria depois - conseguiu um resultado superior a 5% no seu círculo parisiense e, obviamente, nenhum dos candidatos conseguiu um resultado que lhe permitisse passar à segunda volta.

Sem comentários:

Enviar um comentário