01 abril 2014

APELO AOS PETICIONÁRIOS PELO «PITBULL» ZICO

Em flagrante contradição com a imagem acima, eu penso que há circunstâncias em que importa o tamanho da plateia. Antes de ter sido accionado pelos patrocinadores do recente manifesto pela reestruturação da dívida, já os mecanismos do engenho de petição pública on-line haviam sido usados para outras causas, onde algumas mais bem-sucedidas alcançaram várias dezenas de milhares de assinaturas.

Entre aquelas há as assisadas, como a que solicita (e que eu subscrevi), atendendo ao clima de austeridade vigente, que o próximo parlamento a eleger seja composto pelo número mínimo de deputados constitucionalmente previsto (180) e não pelo número máximo (230) como agora acontece. Essa recolheu até agora 94.410 assinaturas. Mas também há as desnecessárias, como a que contesta uma sentença judicial a que foi condenado um militar da GNR. Valha a boa vontade deles todos, os 94.870 subscritores não se substituem ao advogado do réu e ao recurso da sentença que este possa vir a interpor, que produzirá sensivelmente os mesmos efeitos daquilo que eles pretendem pedir. Todavia, qualquer das duas supracitadas petições perde em popularidade para uma outra (139.296 pessoas) que é descaradamente ilegal: a que pretendia impedir a presença de José Sócrates na RTP como comentador televisivo

Mesmo assim, nada ferirá mais a respeitabilidade das petições públicas on-line do que aquela que virá a seguir às três acima em termos de popularidade: a que pretende interceder pelo destino do pitbull Zico… São 79.835 pessoas compadecidas, muito mais do que o resultado eleitoral de um pequeno partido tradicional, como o MRPP do Garcia Pereira. Compreenda-se que eu desejo que haja aqui um respeito democrático recíproco: eu respeito a liberdade de colocar on-line as petições sobre quaisquer causas enquanto espero que respeitem a minha liberdade de opinar sobre o conteúdo e a adesão das causas ali colocadas. O que nos trás de volta ao assunto inicial: o das adesões já recolhidas pela petição on-line que solicita à Assembleia da República que aprove uma resolução recomendando ao governo o desenvolvimento de um processo preparatório tendente à reestruturação honrada e responsável da dívida.

Enquanto escrevo, essa petição acaba de franquear as 27.000 subscrições, ou seja, apenas ⅓ dos quase 80 mil que se enterneceram com o destino do pitbull Zico. Tendo em consideração o que está em causa num caso e noutro, pergunto-me quão razoável será pedir aos peticionários pela causa do Zico que se disponham a pedir por esta outra causa, para que o seu número, o tamanho da plateia afinal, se revele de uma dignidade on-line correspondente…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.