09 agosto 2012

«NÃO PESCO NADA DISTO»

 Já lá vão uns vinte anos, certo dia, um amigo, colega de trabalho, chegou ao emprego embevecido por causa de um episódio escolar passado com o filho, a caminho da adolescência. Que fora? Num teste de matemática e a uma pergunta para a qual ele não fazia a mínima ideia da resposta, em vez de gatafunhar uns números ou de deixar em branco, o aluno resolveu responder criativamente, desenhando-se a pescar à cana, num desenho muito parecido com o de cima, sobre a legenda não pesco nada disto. Mas foi o resto da história que me fez sentir desajustadamente velho: em vez da severa reprimenda dos tempos do fascismo ou da ignorância tácita dos tempos do prec, as novas pedagogias faziam com agora que a professora apreciasse muito positivamente o que outrora teria sido uma insolência. Mas, se recordei este episódio previamente é para o associar ao mote deste poste: o da exibição da ignorância, quando é feita com estilo!
O mundo noticioso informou-nos recentemente que houve um ataque a postos fronteiriços no Sinai que deixaram um rasto de 15 guardas egípcios mortos (acima, uma fotografia do funeral das vítimas). E que os responsáveis haviam sido… um comando. Entretanto os egípcios já retaliaram, causando 20 mortos- plausivelmente – a…o comando. Por detrás do cuidado na redacção das notícias percebe-se que quem escreve não sabe quem são nem quais são os objectivos do comando que desencadeou tais acções. Uma mão amiga fez-me entretanto chegar a análise que a Stratfororganização especializada destinada a assinantes – produziu sobre os incidentes. E, como se comprova abaixo, também eles, especialistas, parecem não fazer ideia nem do que pretenderão os rebeldes (designá-los por jihadistas é gratuito: tornou-se num termo tão genérico que deixou de ter significado preciso), nem do que os terá levado a desencadear a acção precisamente agora…
E embora acredite que o assunto não tenha uma gravidade tal que tire o sono ao mundo ocidental, associando as duas histórias, eis aqui um caso em que não seria descabido a Stratfor desenhar-se de caninha de pesca…

Sem comentários:

Enviar um comentário