A Guerra do Vietname terá sido dos conflitos que produziu algumas das fotografias mais simbólicas a seu respeito. Mas não é dessas fotografias famosas que este poste irá tratar. Aqui justapor-se-ão fotografias tiradas do lado dos insurrectos, quer no Vietname, quer nas guerras de África, mostrando como, no apogeu da Guerra-Fria, havia uma estética fotográfica comum por detrás de todos os movimentos de libertação nacional apoiados pelo bloco soviético.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7UjAM-YXtH-xz7PC7fxfQa_78X2RIpt4tW7qhpio_Q4p2rk5wvia01OeLnwTge2aqNfziAcwcW0O6bw5v_uY1PIzwq7Ek4gOmyJzldbpJGwCn9KO5QsE2Bd-cS_cLtd6aItWOjg/s320/Vietcong2.jpg)
As características semelhantes das guerras que esses movimentos travavam, se conseguem explicar parcialmente as semelhanças dos temas fotografados (neste caso, a colocação de minas), não o conseguem fazer quanto à semelhança dos planos escolhidos…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_41c8LxIQ8uXjcdzi4j-NuOTwDfr9UA0WWPgMg30_lRr5hJn1bs1KfkRkgOv4gC7vl04TQIjAHzm8Xfp0YHelRJPYcbuu_OL58W5YD86WDoRLZBoxFRbsCO1HaCy7gsjA-GkqrA/s320/Frelimo1.jpg)
E mesmo tratando-se de culturas substancialmente diferentes (aqui trata-se de fotografias do Vietname, de Moçambique e da Guiné) …
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiSkW3rimEx1BKTkMuwpI_5UuZqsHg7sXJpvoIRAW4HsxxKmE2g3XfqLdxQX-pE0S_JejPHnBK_oduTsprK8fT8OtqhqBwtbP4ZgM9002ZM2BIzRI0CfPrje70vfc2gmaRZVbORg/s320/PAIGC.jpg)
… existem nas fotografias demasiados temas comuns (neste caso, as mulheres) para que isso possa ser considerado acidental.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3cNitOqwOH8yLlAKtEB9L4cZcLCrnYvvcZ1cVXmg7CS3OcKPVnXPcqsPA06h7-Ip6glQxIrlPNOqqsskRbad1e5-peKFKmWnyYJbt8tbfKUgqtqQbcX0Pk9k014IKoSb6F8nknQ/s320/Vietminh2.jpg)
Passados todos estes anos, pelos exemplares sobreviventes ainda se sente a diferença que as fotografias representavam para os dois lados em conflito…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrEWh9ZY-GG-0QHZ5wur6ov-wR2hgkhVhPjDZJHvKzRlg8fOAktm26hML9IbfPNec9eP4x6dinfMRwzWIJOpt4HkSeAsF96VumEMzR05S50P9es32WozGsbpYvspJUoZiWLag75g/s320/AmilcarCabral.jpg)
Por um lado, ficaram as fotografias tiradas por amadores, para mais tarde recordar, por outro, as tiradas por profissionais com conteúdo informativo e/ou de propaganda…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJP6Z0o6qHkmu77c7y_S6xBYgUnJnnx82SHG7xXz6805x7P7Uffl1h3kDtXI6LKqd-8pf7azLazvGf6Bsw9UjG3nSv5V9-JI7YKlEhLdUDsE-cPKrOIi6ZMluEM0cqikUWogAguA/s320/Vietminh.jpg)
Nos casos das fotografias aqui exibidas parece não haver grande diferença entre informação e propaganda. Afinal,
Goebbels considerava que não havia diferença entre elas… e nos Partidos Comunistas também deviam considerar que a diferença não seria assim tão grande, tanto que as podiam arrumar numa mesma secção como as
SIP (Secção de Informação e Propaganda) no caso do
PCP...
Sem comentários:
Enviar um comentário