![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSIWgXFcxjxMr_psM5nRX3VAac_-RF9Z1WhTAUWDFcHGr9oRB5vW6pJ89BTVIe4hiaCEr5KE7HKmzUY4xZ7znKINglDNdxE4PMIdzKeeDVgJOGzPSIP5VgFNyo0Pk0VFXdUkFk8A/s320/Playstation.gif)
Antes da existência da
Playstation, o brinquedo mais tecnológico que me lembro de ter tido terá sido o meu comboio eléctrico que, conjuntamente com as pistas de corridas de automóveis e poucas coisas mais, seriam os brinquedos de utilização mais sofisticada daquela geração. Falar do comboio eléctrico lá de casa como meu é uma forma generosa de colocar a questão da sua propriedade e do seu usufruto…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvm_PGt7t7WShV8m16NpG8n0hEAnz2rpFuYDK2p1fIjUpf65w0z6fGow4ev7rHyRMh4NAqstQdXuBZ8YT0sEFLCxkkUz5etbZTFK2qdJvPon7g1KOcl-dfoHdogo0v1jXYP36Zuw/s320/Marklin16.jpg)
Muito mais tarde, aprendi na faculdade que em casos de brinquedos tão dispendiosos como aqueles, a promoção (publicidade) deveria ser dirigida ao adulto, porque era o proprietário da carteira… Era ele o decisor da compra e, na maioria das vezes, era também o adulto o que mais se entretinha, embora precisasse da presença da criança, como álibi. E, pelo menos ao princípio, lá em casa era isso que acontecia…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUhrUcZ2l_HaFSKoOt4BNONy5WCbSoBRUJnxLTnyWWDZHOvl-EhH6FyZS05qPpkk2XPlYsBG0eGQfLFmDHOeo5newCL2L51mlWbRldF8IGZ9ckDIETGcSIv8Lk-7iyu_0cxhC3Mg/s320/Marklin15.jpg)
O comboio era
Märklin, uma
marca alemã reputada pela sua qualidade de construção. Confirmo a reputação: as peças originais, hoje com mais de 40 anos, ainda funcionam todas… Mas esses 40 anos que se passaram desde então levaram-me a atribuir um outro valor aos
catálogos de promoção dos artigos. Porque se eram os equipamentos que permitiam a brincadeira, eram os catálogos que permitiam o sonho…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNTs6394mJwBktxaz2CJolhs7CFGfdQlzSZu-RQ7W-U8lKaB33dcvaPUVjHn5Ck3Jk6lgz686dJLSd1-7MXrK1WWz_jSP2Em68_cDBAu9_4Bvy8jURBIiabrdv1Xulxkb7MAmnwQ/s320/Marklin14.jpg)
Esses catálogos, para além das fotografias de máquinas, carruagens, vagões, linhas rectas e curvas, agulhas, passagens de nível*, estações, túneis e pontes, e tudo o mais que possa existir de adereços, aguçavam-nos a cobiça, reunindo tudo aquilo em grandes fotografias de modelos de escala de comboios evoluindo em paisagens alpinas de uma Europa imaculada que não era nada parecida com a nossa…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh96B4pk3FOHI1kDdgbsi3bB6FYXufTxzzDXdwjX34y-0eX6gofgeKUBfoCRJwiKHl3uhkoFLMAnRoELgUgTWK6woVqhiLpNt5ujYEjzBfXb0jJKiY-sWBnjdC6fU3P6Gg7Pt0RDQ/s320/Marklin11.jpg)
Hoje, parece-me que os comboios eléctricos deixaram de ser aqueles brinquedos de crianças com que os adultos brincavam, para se assumirem descaradamente como um
hobby de adultos. E a promoção aos brinquedos caros passou a ser dirigida quase exclusivamente às crianças logo desde a idade em que já conseguem escolher**… Os adultos ainda são os proprietários da carteira, mas isso parece não querer dizer nada…
Espera que esteja ronronante,
Donagata, por me ver continuando a cadeia, tentando explicar como já havia tecnologias antes da
Playstation – e antes de José Sócrates…
* Coisa que os da geração da Playstation já nem deve saber o que é…** Veja-se a publicidade das emissões matinais de televisão do fim de semana, quando se aproxima o Natal...
É verdade, A. Teixeira, fiquei de facto verdadeiramente ronronante. Além disso acho extraordinário como já eram evoluídos, tecnologicamente falando, os brinquedos que tinhas.
ResponderEliminarÉ que, das minhas bonecas, nem catálogos de promoção, dirigidos a adultos ou a crianças, havia para eu sonhar. Eu tinha mesmo de inventar os meus sonhos...
Só da boneca Inglesa é que não sei se era possuidora de qualquer catálogo ou até folheto promocional, que tenha influenciado a sua compra. Mas essa, para mim, serviu também quase exclusivamente para sonhar.
Obrigada e parabéns pelo teu texto. Excelente, como sempre!
Já vi que o choque tecnológico chegou com décadas de antecedência à tua casa ;)
ResponderEliminarQue giro lembrar os cartazes de promoção!
Muito giro o texto lol
Beijinhos :)
Cristina Loureiro dos Santos
Obrigado às duas pelas vossas apreciações.
ResponderEliminar