![](http://www.casanovacars.com/entry_images/0606/17/hyundai%20logo.jpg)
![](http://photos1.blogger.com/blogger2/4432/2271/200/Toyota.jpg)
![](http://tatanet.co.in/images/about/tatagroup/tata-logo-img.jpg)
![](http://www.bc-elec.com/images/p_daewoo_logo.jpg)
![](http://www.amm.com/events/images/mittalLogo.jpg)
![](http://www.fotomat-hurt.pl/images/sony_logo.gif)
Se há 50 anos perguntassem a um consumidor europeu qual o reconhecimento que tinha pelas marcas japonesas como a Toyota ou a Sony, a resposta seria, para ambas e numa esmagadora maioria das vezes: nenhum. Ainda há 25 anos, um valor de respostas muito semelhante seria obtido perante a menção das sul-coreanas Daewoo ou Hyundai.
Curiosamente e devido à abertura relativamente recente da China ao capitalismo, os conglomerados chineses estão ainda em processo de formação e poucas dessas marcas começam a ter projecção internacional, tirando casos em que ela foi obtida por aquisição, como acontece com a Lenovo. Em contrapartida, muitas corporações e marcas indianas já são bastantes antigas como a Tata e a Mittal, nomes para fixar para o futuro.
Curiosamente e devido à abertura relativamente recente da China ao capitalismo, os conglomerados chineses estão ainda em processo de formação e poucas dessas marcas começam a ter projecção internacional, tirando casos em que ela foi obtida por aquisição, como acontece com a Lenovo. Em contrapartida, muitas corporações e marcas indianas já são bastantes antigas como a Tata e a Mittal, nomes para fixar para o futuro.
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