18 agosto 2018

A GESTÃO (NOTICIOSA) DA DÍVIDA PÚBLICA - A NOSSA E, AGORA, A DOS OUTROS

Eu sempre gostei aldrabices quando nos são pregadas com a regularidade de um folhetim mensal. E o Observador é um jornal com muito estilo para elas. Já aqui, aliás, falei disso. O tema é a evolução da dívida pública portuguesa, a que todos os meses o Observador dedica um cabeçalho pessimista (veja-se acima...) a não ser que a dívida diminua e aí esquece-se de publicar a notícia dando conta da evolução da dívida pública nesse mês. Como aconteceu este mês.
E a informação até estava disponível... Mas é preciso consultar um jornal concorrente para saber o que aconteceu à dívida pública portuguesa. Já houve tempos - quando Pedro Passos Coelho era o primeiro-ministro - em que a prática do Observador era precisamente ao contrário: sonegava a notícia nos meses em que havia crescimento da dívida e enfatizava as diminuições. No fundo, nada que nos surpreenda, se conhecermos o engajamento da publicação.
Porém, verdadeiramente surpreendente acabou por ser esta muito recente inflexão do Observador, ao dar em preocupar-se com a dívida pública espanhola. Naquele jornal e mostrando o mesmo zelo em acompanhar os detalhes das finanças de um dos nossos parceiros europeus, só mesmo a Grécia, em que José Manuel Fernandes passou até todo o ano de 2015 a rogar-lhes pragas. Cobriu-se de ridículo. E agora, caído Rajoy, é que lhes deu em preocuparem-se com o endividamento público espanhol. Será que se trata de um caso de urticária congénita do Observador às geringonças?...

Sem comentários:

Enviar um comentário