Mandam os manuais da boa prática que, nas fotografias convencionais, os fotografados olhem directamente para a objectiva, enquanto que na fotografia artística esse aspecto se pode tornar irrelevante. Mas as duas fotografias deste poste tornaram-se famosas pela trajectória oblíqua em relação à objectiva do olhar dominante de um dos fotografados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVXW2G8HWp0taPObLCMBmzGeCQDz5hstwC1wjCTda9ZeIdQoZzJhl165ZxqwSaE0_eILDh1mSyzkHteXfOUeHbPpNq00F31rS_0Ujhc-Hwi4gnE7ad-PgloAOS_YrafbIPzS7Unw/s280/OlharObliquo1.jpg)
A de cima chama-se exactamente
Um Olhar Oblíquo, foi tirada em Paris em 1948 e trata-se de uma fotografia encenada. A montra foi devidamente arranjada com o quadro do nu feminino na lateral enquanto do lado de dentro a máquina fotográfica estava preparada para
registar as reacções dos transeuntes que paravam para ver a montra da galeria…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjC57Pf7t4ORMZoox-O8t5CQRDHQ-BrCUYyTn5YBAxvAK0a_oakdfCaAql-IFhnVTEXiZeeV4tvj1zu2l22I_9_qc5gOhORI6MI5UMwgiKLu1YisUQ0xfst50L_XGEVa-B7qcuspQ/s280/OlharObliquo2.jpg)
A outra fotografia, foi tirada num restaurante de Hollywood em 1957, e a causa do que provoca o
olhar oblíquo, continuando a ser o corpo feminino, é-o num contexto totalmente diferente. São duas actrizes conhecidas e o olhar é mais discreto, mas não é de apreciação, será talvez despeito aquilo que
Sophia Loren mostra pelos
atributos da rival
Jayne Mansfield…
acho que não era despeito, até pq ela tb tinha tais atributos.... eu faria o mesmo se estivesse ao lado de uma pessoa - assim. Ultra vulgar, perde a classe, vira objeto, prefiro a sofia.
ResponderEliminarTalvez não seja despeito, mas a preferência que demonstra pela Sofia estará muito longe de ser unânime para o mais do que provável aborrecimento da actriz italiana, que certamente estaria desabituada a ter concorrência séria por perto...
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