tag:blogger.com,1999:blog-18608464.post7134186691726937829..comments2024-03-25T23:06:19.338+00:00Comments on Herdeiro de Aécio: NELSON E WINNIEA.Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/12425102269699631829noreply@blogger.comBlogger15125tag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-40068693498793677742008-07-31T00:53:00.000+01:002008-07-31T00:53:00.000+01:00Desculpe só agora lhe responder, JPT, mas estive d...Desculpe só agora lhe responder, JPT, mas estive de férias. E preferia fazê-lo contando a história de dois comerciantes que havia na minha vizinhança que se enganavam frequentemente com os trocos. A diferença é que os enganos do dono do quiosque de jornais eram ecléticos, tanto a seu favor como a favor do cliente, enquanto que os do dono do café eram sempre em prejuízo do cliente.<BR/><BR/>O Vítor Dias, mais os textos que ele redige com aqueles exemplos históricos “casuais” que escolhe, fazem-me lembrar os enganos nos trocados do dono do café: são “casuais” mas o “acaso” calha sempre para o mesmo lado. E, como aconteceu com o Vítor Dias, também não devo ter escolhido o dia em que o dono do café me quis pregar a maior falcatrua com o troco para lhe chamar aldrabão. <BR/><BR/>Dito isto, tenho de lhe dar razão no que escreveu quanto à iconografia do passado. Mas na substância, e nas consequências para a África do Sul capitalista actual, desculpar-me-á não considero estar a ser excessivamente exagerado quando equiparei num poste posterior o impacto ideológico da foice e o martelo como quase equivalente ao da roda dentada do Rotary Club…A.Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/12425102269699631829noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-82540109389973979892008-07-25T02:53:00.000+01:002008-07-25T02:53:00.000+01:00não quero polemizar, ainda para mais já uns dias d...não quero polemizar, ainda para mais já uns dias depois, mas parece-me que V. não tem grande razão nisto: a foto que V. Dias coloca é basto significativa (até mais do que as actuais), o pós-libertação, não só pelos 28 anos mas porque simboliza o fim do apartheid (e, já agora, da guerra fria)<BR/>e, como já foi referido aqui, a importância seja do PCRAS como do marxismo e da sua simbologia foi grande no ANC enquanto frente de libertação, que era a sua característica ideológica constituinte. <BR/>A campanha de 94, que conduziu Mandela à presidencia, e a qual tive o enorme privilégio de assistir, era tambem polvilhada da simbologia marxista e da constante presença do PC. Já então se via as diferenças, até corporais, entre Mandela (e Mbeki) e outros dirigentes (como Winnie ou Ramaphosa)<BR/>enfim, sem grandes detalhes, haverá bem melhor para pegar no blog do Vitor diasjpthttps://www.blogger.com/profile/00583636816023587982noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-45140058916872319942008-07-21T18:05:00.000+01:002008-07-21T18:05:00.000+01:00Como acontece com o juramento das testemunhas nos ...Como acontece com o juramento das testemunhas nos tribunais de Direito Anglo-saxónico que juram dizer a Verdade, Toda a Verdade e nada mais que a Verdade, também aqui, além de Factos e só Factos, convém acrescentar, todos os Factos e nada mais que os Factos.<BR/><BR/>Ora, se os outros 5 são Factos, o seu ponto 6 é uma especulação. Não o assassinato, mas as causas que aponta para o mesmo. <BR/><BR/>De resto, Thabo Mbeki também é um antigo militante do SACP. <BR/><BR/>O resto dos Factos, para serem aquilo que considero Todos os Factos estão no meu poste intitulado "MARX, ENGELS, LENIN, STALINE E… MANDELA?"A.Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/12425102269699631829noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-66221277529384516392008-07-21T10:24:00.000+01:002008-07-21T10:24:00.000+01:00Obviamente não é COTASU mas sim COSATU (Congress o...Obviamente não é COTASU mas sim COSATU (Congress of South African Trade Unions)<BR/>As minhas desculpas pelo erro.o castendohttps://www.blogger.com/profile/03841429809710490468noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-55193430871916981732008-07-21T10:22:00.000+01:002008-07-21T10:22:00.000+01:00Caro A.Teixeira,Factos e só factos:1. O ANC ENGLOB...Caro A.Teixeira,<BR/>Factos e só factos:<BR/>1. O ANC ENGLOBA o Partido Comunista da África do Sul;<BR/>2. O Presidente do SACP foi eleito no último congresso do ANC seu secretário-geral;<BR/>3. Vários membros da Comissão Política do SACP pertencem ao Comité Executivo do ANC;<BR/>4. O mesmo se aplica a vários militantes do SACP dirigentes da COTASU (confederação sindical)e igualmente membros do Comité Executivo do ANC;<BR/>5. Vários dirigentes do SACP são ministros e secretários de estado no governo da África do Sul;<BR/>&. Por último, mas não menos importante, convém recordar que o sucessor designado de Nelson Mandela, Chris Hani, era o secretário-geral do Partido Comunista. Por isso mesmo foi assassinado em 1993...o castendohttps://www.blogger.com/profile/03841429809710490468noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-16335082478908223542008-07-19T18:16:00.000+01:002008-07-19T18:16:00.000+01:00Só para rematar, convém esclarecê-lo que a citação...Só para rematar, convém esclarecê-lo que a citação em russo foi uma graça, uma "proeza" menor. Quem me dera que tivesse a fluência para ler Lenine no original...<BR/><BR/>Se o fiz cair num erro, peço-lhe desculpa, e aí acho mais do que merecido que o blogue, o autor, os postes e as caixas de comentários sejam classificados por pomposos...<BR/><BR/>Только истина заключается в революционных<BR/>(Só a verdade é revolucionária)A.Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/12425102269699631829noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-22571729819429120602008-07-19T17:30:00.000+01:002008-07-19T17:30:00.000+01:00Sobretudo depois de me ter dado a saber como se di...Sobretudo depois de me ter dado a saber como se diz em russo: “Aprender, aprender, aprender sempre...”, de Lenine, é certo, não me atrevo a duvidar que conheça tão bem ou melhor que eu o pensamento expresso de Marx. Mas por isso mesmo estranho que o separe de Lenine a respeito do conceito e legitimidade da violência no tratamento teórico. Creio que Lenine não lhe perdoará (passe a ironia). Se Marx se ficou pela violência verbal e Lenine teve oportunidade e capacidade de protagonizar a revolução com bandeiras e com armas, essa julgo ser a sua questão.<BR/><BR/>Um à parte: a sua expessão “práticas associadas aos comunistas” parece-me extremamente feliz porque junta mas não confunde o que são práticas com aquilo que são falsas acusações.<BR/><BR/>Por estranho que possa parecer-lhe, também subscrevo a crítica à “dificuldade” que muitos comunistas têm de confrontarem algumas teses do passado com certas realidades conhecidas hoje. (Eu sei que estou a adaptar as suas palavras ao meu ponto de vista). E creia que aquela é uma questão central da minha militância extra-partidária de agora. Com efeito, não bastam umas frases tímidas e inconsequentes, perdidas no meio de uma conferência ou até de um congresso, para corrigir conceitos e práticas instalados e sistematicamente recuperados.<BR/><BR/>Quanto à expressão “maquiavélico” que uso aqui no sentido corrente embora nem concorde que ele corresponda ao contexto de O Príncipe, e também quanto à transcendência das lutas sociais aquém e além de Marx – é obvio – dariam muito pano. Nos blogues parece-me mais adequado ir tratando estas coisas a retalho.<BR/><BR/>Muito obrigado pelas palavras finais que retribuo sinceramente.antónio m phttps://www.blogger.com/profile/08679413695756196174noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-66026109145111880822008-07-19T12:49:00.000+01:002008-07-19T12:49:00.000+01:00Começo por lhe agradecer os esclarecimentos, Antón...Começo por lhe agradecer os esclarecimentos, António Marques Pinto. Assim ficou mais claro o que pretendia dizer com a frase. De certa forma, elogia-me ao classificar as relações que faço de insólitas. E a má opinião que acha que tenho de muitas práticas associadas aos comunistas (sinceramente, penso não ter qualquer cabimento a expressão progressista nos dias que correm) tem cura, se aqueles que se reconhecem comunistas se confrontarem seriamente com o seu passado. Mas, se não se importa, já lá volto. <BR/><BR/>Na sua resposta, se me permite o comentário ao comentário, creio que sobrestima um autor (Marx), subestima outro (Maquiavel) e esquece-se de mencionar um terceiro (Lenine). Os conflitos sociais e nacionalistas e as revoluções existiram muito para além de Marx, que lhes descreveu um mecanismo de funcionamento. Agora, se estou bem lembrado, a questão da violência revolucionária é mais de Lenine. Acredito que Mandela possa ter professado ideias marxistas-leninistas durante a sua vida (até Mário Soares…), mas isso não parece ter-se notado nos momentos cruciais em que teve de tomar decisões.<BR/><BR/>Em contrapartida, Maquiavel é do “clube” de Lenine, escreve sobre coisas bem concretas, nomeadamente sobre formas de conquistar e manter o poder. Considerasse eu o gesto de Vítor Dias maquiavélico e estaria a atribuir à selecção de uma fotografia consequências portentosas… Pelo contrário, trata-se de meras manobras comunicacionais (que suponho que ele tenha exercido profissionalmente no PCP, corrija-me se estiver enganado), mas que acho valer a pena serem analisadas pela parte dos conteúdos das notícias a que se quer dar destaque. <BR/><BR/>Ali, na fotografia de 1990, o que causará empatia com as lutas revolucionárias do marxismo-leninismo é o aspecto do Mandela prisioneiro, vítima do regime opressivo do “apartheid”. Mas, como disse, o prestígio mundial de Mandela veio a consolidar-se muito mais depois disso, pela forma como exerceu o poder (1994-99). E aí, na faceta do exercício do poder, o marxismo-leninismo possui 72 anos de “experiência” (1917-89) que hoje parecem ser, infelizmente, um tema “tabu”. <BR/><BR/>Como a Igreja que também tem um “Manifesto” lindo (a Bíblia), mas que também é julgada pelas práticas dos seus membros responsáveis (a inquisição, a simonia, o nepotismo, a pederastia,…), só por ingenuidade é que o Comunismo e os comunistas podem pensar que se “passar uma borracha” e esquecer o que foram as práticas dos responsáveis pela implantação de um modelo de sociedade marxista-leninista quando estiveram no poder. Sobre qualquer comunista que quiser discutir com um grau de profundidade para além das trivialidades essa História, por exemplo o grau de distorção social que permitiu a existência de fotografias como as que afixei no fim do poste, sobre ele, asseguro-lhe, não terei qualquer má opinião…<BR/><BR/>PS – A discussão pode não ser sobre isso… Aqui estou eu a discordar frontalmente de si e, com toda a franqueza, tem sido um prazer fazê-lo.A.Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/12425102269699631829noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-78247638437265488042008-07-19T05:02:00.000+01:002008-07-19T05:02:00.000+01:00Naquilo a que eu me referia, a luta de Mandela rad...Naquilo a que eu me referia, a luta de Mandela radica na convicção de que é justo, é legítimo, quando necessário , usar da violência revolucionária para combater a violência dos poderes autoritários, isto é, impor a democracia contra a tirania ainda que seja necessário recorrer à força. <BR/><BR/>Qualquer marxista reconhece isto, pelo que me permiti deduzir em relação ao Victor Dias. Mas não quero ser aqui intérprete do seu pensamento para além deste raciocínio lógico.<BR/><BR/>E como a biografia de Mandela diz muito mais do que eu diria sobre o seu pensamento, dispenso-me de demonstrar que, no contexto específico da sua luta, o pensamento dele estaria bem mais próximo das correntes marxistas do que de quaisquer outras.<BR/><BR/>Quanto ao “que me estava a admirar” era que há algum tempo o António Teixeira não usasse os temas dos seus “posts” como pretexto para invocar, por mais insólita que seja a relação, a má opinião que tem de tudo quanto represente pessoas, organizações ou expressões conotadas com as forças progressistas – no sentido em que os marxistas usam o termo. <BR/><BR/>Que o António Teixeira visse até alguma coisa de maquiavélico na escolha que Victor Dias fez de uma foto histórica e manifestamente representativa de um momento chave na vida de Mandela, como só um ex-preso político poderá sentir, isso pareceu-me exagerado mesmo que respeite as suas convicções ideológicas.antónio m phttps://www.blogger.com/profile/08679413695756196174noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-66775949852961882012008-07-19T00:04:00.000+01:002008-07-19T00:04:00.000+01:00Desculpar-me-á António Marques Pinto, mas terá de ...Desculpar-me-á António Marques Pinto, mas terá de me explicar o que já o estava a admirar.<BR/><BR/>Quanto à hipótese que me pareceu que levanta, a de que as convicções de Vítor Dias coincidirão com as de Nelson Mandela (embora escrito de uma forma mais redundante), ela parece-me um pouco remota... <BR/><BR/>O ANC englobou o SACP mas é muito mais do que ele. E a África do Sul depois da chegada ao poder do ANC permaneceu um país capitalista... <BR/><BR/>Terá sido Vítor Dias que se tornou mais pragmático, abandonou a defesa da via revolucionária para o socialismo e eu não dei por nada?A.Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/12425102269699631829noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-4447105727597019732008-07-18T19:53:00.000+01:002008-07-18T19:53:00.000+01:00Eu já estava admirado, caro A. Teixeira. Qualquer ...Eu já estava admirado, caro A. Teixeira. Qualquer foto, qualquer comentário que radique nas mesmas convicções em que radicou a luta de Mandela serviria para os seus ataques. Mas respeito a covicção com que o faz. Só me intriga a motivação, mas há-de ser forte.antónio m phttps://www.blogger.com/profile/08679413695756196174noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-50305214040406695512008-07-18T18:47:00.000+01:002008-07-18T18:47:00.000+01:00Opiniões.Talvez conte se for flácido...Opiniões.<BR/>Talvez conte se for flácido...jrdhttps://www.blogger.com/profile/11081203322109966921noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-5768786718322720842008-07-18T18:29:00.000+01:002008-07-18T18:29:00.000+01:00Ops! Esqueci-me do PS... Será que conta?...Ops! Esqueci-me do PS... Será que conta?...A.Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/12425102269699631829noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-31247379665450761142008-07-18T18:28:00.000+01:002008-07-18T18:28:00.000+01:00Não considero o poste despiciendo porque quero cha...Não considero o poste despiciendo porque quero chamar a atenção que, mesmo na celebração, há maneiras diferentes de "celebrar".<BR/><BR/>Escolher uma fotografia velha de 18 anos é uma maneira de limitar Mandela a uma fase da sua vida. <BR/><BR/>Ora, na minha opinião, o Mandela que hoje se homenageia é muito mais do que o prisioneiro de 27 anos do "apartheid", é também o presidente que, sem ter dado mostras de rancor, conduziu a transição da África do Sul para a liberdade e a democracia.<BR/><BR/>E esse é um feito que não se costuma associar a punhos cerrados...A.Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/12425102269699631829noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-18608464.post-63019813412149851332008-07-18T18:14:00.000+01:002008-07-18T18:14:00.000+01:00Se não não se importa, permito-me classificar este...Se não não se importa, permito-me classificar este poste como despiciendo, o anterior chegava bem para assinalar o aniversário de Mandela.<BR/>A "oportunidade" da deriva sobre a fotografia de Trotsky vai, cada vez mais, perdendo a "nitidez" e<BR/>no que respeita a punhos cerrados, esquerdos ou direitos, estão sempre actuais, mas não havia necessidade...<BR/>Até porque, poder-se-ia ter arranjado uma foto de um dos carrascos de Mandela, um tal John Vorster, ultra-branco, de braço estendido e palma da mão para baixo, a não ser que, também, as tenham apagado todas.<BR/>Sempre a lê-lo com interesse, mesmo longe, concordando ou não.<BR/>Bom fim de semanajrdhttps://www.blogger.com/profile/11081203322109966921noreply@blogger.com