15 maio 2009

O «RIO» BÓSFORO

Foi por intermédio de um poste que fiquei a saber que António Ribeiro Ferreira, o enviado especial a Istambul do Correio da Manhã, além de um ignorante em geografia, é um preguiçoso: qualquer leitura preparatória sobre o local para onde o enviado fora enviado o esclareceria que o Bósforo que divide Istambul (acima) é um estreito e não um rio. Em casos destes, o pior nem chega a ser o erro mas a dimensão da ignorância que o erro apenas deixa entrever: Sobre o Bósforo, o Corno de Ouro, Constantinopla ou a sua Conquista pelos Turcos em 1453… Sobre quais destes temas já terá António Ribeiro Ferreira ouvido falar? Como aconteceu recentemente também com Constança Cunha e Sá, é nestes momentos que eu me maravilho como é que estas figuras têm a petulância de se assumirem como produtores de opinião, quando se constata assim, de forma tão evidente, que a sua opinião assenta numa tal pilha de ignorância e desleixo?

8 comentários:

  1. São os nossos doutos "shôr dotôres"...
    bahhhh!

    ResponderEliminar
  2. Por esse "rio" acima, quer dizer, abaixo se vai à Capadócia, é so virar à direita.

    ResponderEliminar
  3. Rio... Há mais acesso à informação que nunca mas como este triste caso é exemplo a qualidade é perferivel à quantidade.

    ResponderEliminar
  4. Pois é. mas ignorantes ou carregados de sabedoria são, como referes, "opinion makers" quer gostemos quer não. Podê-lo-ão não ser para ti que és uma pessoa entesourada em cultura, ou até para mais uns quantos (2, 3, que sei eu...). Mas para a enorme mole de ouvintes, o que ouvem é o que fica.

    Um bom Domingo

    ResponderEliminar
  5. Pois, Donagata, será como dizes.

    Mas admitamos que um, dois ou três daqueles cuja opinião era "feita" por qualquer desses "fazedores de opinião", que acham que o Bósforo é um rio ou que 140 mil milhões de euros são uns trocos, passam por aqui?

    Já não é mau... Afinal não se pode deitar as culpas apenas à mediocridade da classe política.

    Em democracia, a responsabilidade é de todos, sobretudo deixando, de forma medíocre, que a sua opinião seja formada por outros medíocres...

    ResponderEliminar
  6. Tratando-se de ARF, não espanta nada.

    ResponderEliminar
  7. Pois a mim espanta. Isto não deve ser só rir muito dos concertos para violino de Chopin de Santana Lopes ou da democracia norte-coreana de Bernardino Soares.

    Que tal mandar este senhor à procura das nascentes do Bósforo?

    E mandar a outra senhora reaprender a tabuada dos 10, para depois “progredir” para a dos 100 e a dos 1000?

    ResponderEliminar
  8. Exacto! Procurar a nascente do Bósforo é uma excelente ideia!

    Lolol

    Santa ignorância!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar