09 julho 2007

FRANKLIN ROOSEVELT, O PRESIDENTE QUE NÃO SE SUSTINHA DE PÉ

Embora nunca tenha sido propriamente um segredo, a verdade é que a grande maioria das pessoas da época (especialmente os norte-americanos) nunca se aperceberam que o Presidente dos Estados Unidos de 1933 a 1945 era um deficiente motor que não se conseguia suster de pé sem auxílio. A fotografia abaixo é uma raridade.
Franklin Delano Roosevelt (1882-1945) sofrera um ataque de poliomielite – embora o diagnóstico da época seja hoje posto em dúvida – em 1921, quando já tinha 39 anos que o deixara paralisado do peito para baixo. Os tratamentos de fisioterapia e hidroterapia que fizera melhoraram o seu estado geral mas ele só veio a recuperar alguns movimentos.
As ocasiões em que andava por uns poucos metros em comícios eleitorais, dando provas da sua força de vontade, fazia-o através de uma técnica de contorcionismo que desenvolvera, rodando as ancas, enquanto as pernas eram suportadas pelas órteses metálicas rígidas que tinha dentro das calças. Alguém de confiança amparava-o no fim da caminhada.
Quando Roosevelt se tornou presidente, em 1933, no auge da Grande Depressão, acreditou-se que a divulgação desse facto poderia prejudicar a credibilidade da nova Administração e formou-se um amplo pacto de silêncio entre toda a comunicação social norte-americana sobre a deficiência física do presidente.
As necessidades de mostrar um presidente forte aumentaram ainda mais quando, em 1941, os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial. Algumas das fotografias de Roosevelt neste poste são dessa época (em Teerão e Yalta), quando as circunstâncias obrigavam a que a foto das cimeiras fosse tirada com os conferencistas sentados(*)
Paradoxalmente, o encobrimento mediático também escondeu como o estado de saúde de Roosevelt se estava a deteriorar e a sua morte repentina a 12 de Abril de 1945, nos finais da Guerra, foi uma grande surpresa geral. E na Conferência de Potsdam, em Julho de 1945, já com o Presidente Truman, a fotografia de família já pôde ser tirada de pé…

(*) Note-se o requinte de, na fotografia de Teerão (central), fazerem Roosevelt cruzar casualmente a perna…

1 comentário:

  1. Este “post” fez-me pensar num título, que deu origem a dois volumes: “Ces malades qui nous gouvernent”, escritos por Pierre Accoce e Dr. Pierre Rentchnick, publicados pela Stock.

    Embora Roosevelt mereça o primeiro capítulo, passam pela lupa dos autores nomes bem sonantes, de Kennedy a Eisenhower; de Hitler a Mussolini; de Churchill a de Gaule; de Franco a Salazar, de Estaline a Mao; de Pio XII a Khomeny... e muitos outros.

    Aprende-se (talvez!) que ninguém faz política, ao mais alto nível, sem uma doença qualquer, impeditiva de uma vida normal!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.