03 novembro 2006

DAR A MINHA MÃO À PALMATÓRIA

Se continuo a afirmar que há gestos que podem ser tomados como significativos em relação às responsabilidades das partes num determinado acontecimento, também é verdade que entre esses gestos pode haver uns que tem bastante mais significado do que outros.

Se, no que respeita ao acidente que vitimou o Boeing 737 da companhia aérea brasileira GOL no passado mês de Setembro, as primeiras reacções de gringo em terras latino-americanas por parte dos pilotos norte-americanos do outro aparelho envolvido no acidente podiam indiciar a sua responsabilidade no mesmo, o boicote colectivo feito pelos controladores aéreos brasileiros às investigações desencadeadas pela sua própria Polícia Federal é agora um indício muito mais poderoso de sentido contrário quanto às responsabilidades do pessoal do controlo aéreo.

Ao contrário do que acontece na esmagadora maioria dos filmes norte-americanos, na vida real pode muito bem acontecer que os gajos mal-educados e mal-encarados afinal não sejam os verdadeiros maus da fita…

2 comentários:

  1. Seja como for, a culpa é sempre dos americanos. Mas às vezes não são os do Norte...

    ResponderEliminar
  2. Creio que vamos ter uma culpa dividida...

    Se os "transponders" estavam ligados nos dois aviões, o "TCAS" (Traffic Collision Avoidance System) se utilizado correctamente, tem exactamente a função de evitar estes acidentes!!!

    ResponderEliminar