21 julho 2006

O CÃO QUE MORDEU O HOMEM E OUTROS TÍTULOS DE SEXTA-FEIRA NO PÚBLICO

O que as Sextas-Feiras têm de bom na perspectiva informativa consiste em ser o dia de saída dessa referência da informação chamada Inimigo Público o que, por sua vez, já levantei aqui essa suspeita, obriga a maiores esforços imaginativos de quem se encarrega de escolher as capas do Público original.

Hoje, para contra atacar um portentoso título que anuncia que brevemente irá estar disponível uma gasolina de 48 e 45 octanas para pobres o outro jornal recorre a um outro, mais pobrezinho, que dando conta que a ministra da educação não convenceu os deputados da oposição. As razões para o destaque na inserção deste último título são incompreensíveis.

Julgo estar hoje completamente difundido e ser canónico o exemplo que a notícia não é o cão morder o homem mas sim o homem morder o cão. Já ouvi a frase a Guterres e Nuno Markl, para mal dos nossos pecados, fez dela um modo de vida. Por isso, não percebo qual será a relevância noticiosa daquele título sobre a actuação da ministra da educação.

Quando todos sabemos como são preparadas as cenografias dos debates teria sido uma completa anormalidade algum deputado da oposição sair dali confessando a ministra convenceu-me ou a ministra declarar, por sua vez, tenho que reconhecer que me espalhei ao decidir repetir as provas. O que se passou ontem na Assembleia da República foi de uma banalidade de página interior. Tirando a agitação de Luísa Mesquita que precisa visivelmente que alguém lhe receite uns ansiolíticos.

Eu só perceberia que se desse um grande destaque a uma peça de teatro se ela fugisse ao autor e surpreendesse verdadeiramente a assistência, tipo Romeiro do Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett acabou mesmo por revelar a sua identidade. Ou no caso de que estamos a falar umas garrafais: MINISTRA DA EDUCAÇÃO CONVENCEU DEPUTADOS DA OPOSIÇÃO.

2 comentários:

  1. Estes "posts" começam a rivalizar com o próprio "Inimigo Público"!

    ResponderEliminar
  2. Como título teria escolhido:
    "Ministra da Educação não mordeu deputados da Oposição".
    O cão ficava cá com uma inveja!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.