03 janeiro 2006

AINDA A EDELWEISS


Entre as imagens que mundialmente caracterizam Viena e a Áustria, contam-se os tradicionais concertos de 1 de Janeiro, os Concertos de Ano Novo. Para muitos, entre os quais me conto, tornaram-se uma rotina da quadra, tão previsível como os restos da ceia de Natal que teimosamente persistem na mesa sem voluntários para os comer.

Os Concertos em si são uma evocação nostálgica, da época em que Viena era a sede de um poder Imperial importante na Europa e talvez seja o paralelo com a nossa nostalgia da idade em que o Natal verdadeiramente nos entusiasmava uma das razões do seu sucesso.

Afinal, a quadra Natalícia parece despertar-nos emoções diferentes. Não foi Eduardo Prado Coelho, num acesso nostálgico singularmente chineleiro, que nos confessou, recentemente, que não perdia um Natal dos Hospitais?

Tudo isto vem a propósito da transmissão que a RTP fez este ano do dito Concerto de Ano Novo. Programou-o para começar a umas aprazíveis 1H30 da madrugada; quando desisti, às 2H30, a orquestra começava os primeiros compassos do Danúbio Azul

Eu até posso perceber que seja difícil encontrar uma grelha de programação que a todos satisfaça. Agora, considero insultuoso que a RTP transfira para as 1H30 da manhã qualquer programa que eu queira ver, com o intuito de me consolar. Eu não me consolo.

Aquelas horas são as típicas de um espectador que até com a demonstração um prático e útil descascador de caroços de mangas se contenta – o instrumento faz muitas outras coisas mais mas isso agora não interessa… Ou então qualquer coisa bem soporífera para a dor de dentes ou a insónia – será com esse propósito terapêutico que passará o Concerto de Ano Novo?

Se não, então considero um insulto. Que bem gostaria de poder retribuir. Seria àquela mesma hora, e em minha casa, que eu gostaria de pagar o meu ínfimo contributo para o tradicional défice de exploração da RTP, suportado por todos nós. Ah, e faria questão de que fosse o presidente da RTP, Almerindo Marques, a ir recebê-lo.

Chato, mas justo.

1 comentário:

  1. Concordo plenamente! A transmissão do concerto de ano novo é em directo!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.