10 fevereiro 2017

RARAMENTE É MUITO SIMPLES

Confesso que nutro uma antipatia primária por aquelas pessoas que, em abono do que vão argumentar, começam por o descrever como muito simples. É uma expressão retórica destinada a cativar o interlocutor, nem sequer quem a profere costuma acreditar no que diz. De uma certa forma é insultuosa porque, se a questão fosse verdadeiramente simples, então o interlocutor deveria já ter pensado nisso. Só que, normalmente não é simples, o processo para lá chegar é até frequentemente complexo, deixa de o parecer só depois de explicado. Por exemplo, se eu explicasse de antemão o que consta nesta gravura abaixo, creio que as reacções tenderiam a ser: É claro! Não o fazendo, as pessoas vão ter que usar a inteligência para descobrir do que se trata, para depois usar a mundanidade para identificar de quem se trata.

7 comentários:

  1. Mais do que inteligência diria que é preciso ter o hábito de ler banda desenhada, ou ver animação (que não a do Vasco Granja). Caso contrário, dificilmente se chegará à conclusão de que são representações estilizadas de um conjunto de personagens das histórias desenhadas/animadas. Já agora, à direita do Asterix e Obelix quem são as personagens?
    João Tiago Tavares

    ResponderEliminar
  2. Da esquerda para a direita, de cima para baixo:

    1) Os Simpsons;

    2) Tartarugas Ninjas;

    3) South Park;

    4) Os Schtrumpfs;

    5) Astérix, Ideiafix e Obélix;

    6) Egas e Becas;

    7) Pato Donald e sobrinhos;

    8) Daltons e Lucky Luke.

    ResponderEliminar
  3. Com a resposta do José Lima fica identificada a sua dúvida, João Tiago Tavares. Curiosamente, o Egas e o Becas não são personagens de histórias desenhadas/animadas, mas sim robertos da série infantil Rua Sésamo.

    ResponderEliminar
  4. E, porque se trata de peças de Lego, penso que as calças do Obélix podiam ter sido mais bem conseguidas; há peças para as conseguir configurar às riscas azuis e brancas...

    ResponderEliminar
  5. Obrigado! Tinha pensado neles, mas o facto de não serem, pelo menos que eu saiba, personagens de banda desenhada, ou animação, deixou-me na dúvida.
    João Tiago Tavares

    ResponderEliminar
  6. Assim como é intuitivo perceber que o «encantado» só sabe o que são, que nunca brincou com legos. A montagem de um lego nunca foi simples, quanto mais "muito simples"...

    ResponderEliminar