18 julho 2015

BATALHA DE INGLATERRA – as nacionalidades dos que a travaram do lado britânico

Acho muito interessante este quadro, recentemente publicado a propósito da celebração das bodas de diamante da Batalha de Inglaterra, enumerando as nacionalidades das tripulações que nela tomaram parte, numa forma indirecta de mensurar - e homenagear - os apoios com que o Reino Unido contou durante o seu período mais frágil da Segunda Guerra Mundial. Assim, dos quase 3.000 membros das tripulações, 80% eram de origem britânica e uns adicionais 10% pertenciam à sua diáspora (neozelandeses, canadianos, australianos, sul-africanos e rodesianos, alguns vindos das Antilhas, dúzia e meia chegados dos Estados Unidos e da Irlanda neutrais). Outro contingente igualmente significativo (9%) vinha dos países da Europa continental que haviam sido entretanto ocupados pelos exércitos alemães: polacos, checos e eslovacos, belgas ou franceses.

Contudo, tão interessante quanto as nacionalidades que constam do quadro, são as que lá não constam, caso mais óbvio dos holandeses, que se haviam acabado de render aos alemães em Maio de 1940, dois meses antes da Batalha se iniciar. Nessa ocasião, a rainha Guilhermina e o governo holandês haviam partido para o exílio em Inglaterra e intriga descobrir com este quadro que, passados dois meses, não houvesse tripulações holandesas que os tivessem seguido no exílio (afinal, os aeródromos britânicos estavam a 300 km – menos de uma hora de voo – dos dos Países Baixos) e disponíveis para se reengajar no combate.

2 comentários:

  1. Pelos meus 13/14 anos veio parar às minhas mãos um livro da autoria de Pierre Clostermann de nome O Grande Circo, que infelizmente desapareceu(?) das minhas mãos.
    Nele se descrevia a a participação do autor no No 341 Squadron RAF "Alsace" formada por pilotos da chamada França Livre e que a partir de 1943 tiveram papel de relevo na luta contra a supremacia aérea da Luftwaffe..´
    É, por isso, bastante estranho que no quadro não seja mencionada a sua participação.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. A Batalha de Inglaterra foi travada durante o Verão e o Outono de 1940 - de Julho a Outubro é o período de 4 meses que se costuma convencionar para a sua duração. 1943 é muito depois disso. Nessa altura até já havia pilotos holandeses a operar aviões da RAF.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar